Paleo & Arqueologia

Descoberta cerveja de arroz de 10 mil anos no leste asiático

A produção de cerveja de arroz foi crucial para transformar as sociedades pré-históricas do leste asiático, influenciando a transição para a agricultura

Por Pablo Nogueira

Um estudo recente descobriu evidências que comprovam a produção de cerveja de arroz no leste asiático há cerca de 10 mil anos. De acordo com o estudo, publicado na última segunda-feira (9), arqueólogos encontraram fragmentos de barro na China que revelaram uma antiga bebida alcoólica feita de arroz mofado.
Os arqueólogos analisaram 12 fragmentos de barro encontrados no sítio arqueológico de Shangshan, na China, descobrindo que os habitantes da região usavam o arroz para fermentar cerveja há 10 mil anos. Além disso, o estudo revela que a produção de cerveja de arroz foi crucial para transformar as sociedades pré-históricas do leste asiático. Aliás, a cultura de Shangshan foi fundamental para a domesticação e consumo inicial de arroz, embora os mecanismos e a data de início desse processo ainda não sejam concretos.

Clima influenciou na fabricação de cerveja de arroz há 10 mil anos
O surgimento dessa técnica de fermentação coincidiu com o início do holoceno, período de temperaturas mais quentes e maior umidade. Essa alteração no clima entregou as condições perfeitas para o crescimento de fungos e, consequentemente, para a fermentação acidental do arroz.

Segundo o estudo, quando os habitantes de Shangshan perceberam os efeitos psicoativos do álcool, a fabricação da cerveja de arroz passou a ser intencionalmente replicada. Os fragmentos de barro que os arqueólogos encontraram faziam parte de recipientes especificamente criados para a cerveja de arroz. Aliás, a cerveja de arroz se tornou um elemento central em banquetes cerimoniais no leste asiático de 10 mil anos atrás.

A importância da bebida, em termos sociais, catalisou a produção em massa de arroz, que se tornou um pilar da dieta e da econômica da cultura Shangshan”, destaca Liu Li, arqueólogo e autor do estudo.

Desse modo, a criação da cerveja de arroz há 10 mil anos representa mais que uma inovação no processo de fermentação, simbolizando um momento de transformação social no leste asiático. Ironicamente, o advento do álcool contribuiu para uma revolução cultural e na agricultura do leste asiático, mudando o estilo de vida dos habitantes da região.

Fonte: Giz Brasil

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish