Perseverance capta imagem de nuvem de gelo em Marte

A estrutura das nuvens marcianas é um tópico de interesse científico porque exibe padrões incomuns de movimento
Por Pablo Nogueira
O rover Perseverance, que explora a superfície de Marte desde 2021, captou uma imagem que mostra uma intrigante nuvem de gelo no planeta. A imagem escolhida pela Nasa como a foto astronômica do último dia 3 de dezembro mostra o céu de Marte pela perspectiva do Perseverance, que captou a imagem em março deste ano. A foto passou por um processo de edição para criar a imagem da nuvem de gelo em Marte, com uma calibragem mais neutra de cores.
Desse modo, é possível observar as características únicas do planeta vermelho, que não recebeu esse apelido à toa. A alta concentração de ferro no solo de Marte se combina com oxigênio e forma ferrugem, criando o tom avermelhado do planeta. Esse processo é responsável pela aparência de Marte, que fica visível na imagem do Perseverance em todos os lugares, exceto na nuvem de gelo.
A nuvem de gelo também só existe pelo ambiente peculiar de Marte, que possui uma atmosfera bem fina. Predominantemente composta por CO₂, há apenas vestígios de outros gases na atmosfera marciana. No entanto, apesar da sua espessura, a atmosfera de Marte consegue formar nuvens compostas por cristais de gelo, que o Perseverance captou.
Novamente, isso ocorre pelas condições de Marte, sobretudo pela baixa pressão e as temperaturas frias, que impossibilitam a existência de água em estado líquido na superfície. A pressão em Marte é tão baixa que o gelo se transforma diretamente em gás ao derreter, sem passar pelo estado líquido. Um processo similar ocorre na Terra com gelo seco. Aliás, a estrutura das nuvens marcianas é um tópico de interesse científico porque, além de sua formação, elas exibem padrões incomuns que os cientistas ainda tentam entender.
Fonte: Giz Brasil