Cada vez menos pessoas têm a escola como referência em leitura

Índice de leitores que identificam a escola como ambiente de leitura caiu de 23% para 19% nos últimos quatro anos, segundo pesquisa
A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada recentemente pelo Instituto Pró-Livro (IPL), revela que o número de leitores que identificam a escola como ambiente de leitura caiu de 23% para 19% nos últimos quatro anos. Essa redução acende um alerta sobre a necessidade de intensificar políticas e estratégias eficazes para estimular o hábito da leitura entre os estudantes, além de evidenciar a necessidade de formar professores leitores capazes de promover essa prática.
A pesquisa, realizada a cada quatro anos, revelou uma queda contínua no número de leitores que associam a escola ao hábito de leitura. Em 2007, 35% dos entrevistados mencionavam o espaço escolar como o local onde costumavam ler livros. Esse índice caiu para 33% em 2011, para 25% em 2015 e, em 2024, atingiu o pior registro da série histórica. A maioria dos leitores, 85%, aponta a própria casa como o principal local de leitura.
O levantamento, conduzido pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), ouviu 5.504 pessoas em visitas domiciliares realizadas em 208 municípios. Os dados revelam ainda que a influência da escola na indicação de livros para leitura tem diminuído progressivamente. Apenas 4% dos entrevistados afirmaram estar lendo um livro recomendado pela escola, um índice que já foi de 25% em 2011 e caiu para 10% nas edições anteriores da pesquisa, realizadas em 2015 e 2019.
Fonte: Revista Educação