Meio ambiente

Espécie de lagarto e de tubarão possuem as maiores caudas do reino animal

Os lagartos-de-grama possuem a maior cauda em termos de comprimento relativo ao tamanho do corpo. Já os tubarões-raposas têm a maior cauda em tamanho absoluto

Muitos animais são conhecido pelo tamanho ou pela peculiaridade de suas caudas: baleias, lêmures, macacos, porcos, esquilos. Mas você saberia dizer qual bicho tem a maior cauda do mundo? Levando em consideração a proporção de seus corpos, os lagartos-de-grama possuem as caudas mais longas do que qualquer outro animal. As caudas desses lagartos pequenos e leves têm duas a três vezes o comprimento de seus corpos.
Por exemplo, lagartos-de-cauda-longa (Takydromus sexlineatus), um membro desta família, podem crescer até 30 centímetros de comprimento, mas seus corpos têm apenas 5 a 8cm — o resto é tudo cauda, contou ao portal científico Live Science Tommy Owens, gerente do departamento de pássaros e ectotérmicos (animais de sangue frio) do Zoológico de Dallas, nos EUA.

Estes lagartos, nativos do sudeste da Ásia, da China e do sul da Rússia, usam suas longas caudas para se equilibrar nas folhas altas da grama ou nos galhos das árvores. A habilidade os ajuda, por exemplo, a evitar predadores. Mas, como muitos outros lagartos, eles podem perder a cauda se um predador agarrá-la. Isso os deixa um pouco menos ágeis, e então eles precisam passar os próximos meses escondidos enquanto recuperam as caudas, concentrando-se na procura de alimentos a curtas distâncias em vez de percorrer todo o seu território.

Agora, quando o assunto é tamanho absoluto, os tubarões-raposas levam a melhor. Estes animais, do gênero Alopias são espécies migratórias e usam suas caudas, as maiores do mundo, principalmente para propulsão na hora de se locomover. Mas eles também usam a longa seção superior da barbatana caudal, que pode crescer até alcançar três metros de comprimento, para caçar, afirma Jay Bradley, curador das exposições Blue Wonders no Aquário Nacional de Baltimore.

Eles nadam até um cardume de peixes e então param e abaixam as nadadeiras peitorais. Então a cauda deles sobe sobre a cabeça e eles fazem esse movimento de chicote e basicamente atordoam pequenas presas com a ação”, conta Bradley.

Fonte: Um Só Planeta

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish