Bem-estar

Música alta pode te deixar surdo? Saiba quanto barulho pode prejudicar o tímpano

Sons muito altos, geralmente entre 150 e 160 decibéis, podem perfurar o tímpano, ainda que durem pouco tempo

Por Ramana Rech

Os tímpanos vibram conforme a intensidade das ondas sonoras. Se o ambiente está quieto, essas vibrações são suaves, mas à medida que o som se torna mais alto, esses movimentos se tornam mais fortes. A pressão do som pode provocar danos e mesmo perfurar o tímpano, o que pode causar dor, perda da audição ou outros problemas.
Um som alto e repentino de cerca de 150 a 160 decibéis é capaz de romper o tímpano, de acordo com a clínica Regain Hearing. Mas os decibéis necessários para perfurar o tímpano pode variar conforme a sensibilidade da pessoa e a duração da exposição. Esse nível de som tende a ser produzido por tiros de armas, explosões ou proximidade com fogos de artifícios.

Alguns tocadores com fones de ouvido tem volume máximo de 112 decibéis, o que é extremamente alto e perigoso. Já fogos de artifício emitem sons com volume entre 150 decibéis para quem está aproximadamente a um metro de distância e as armas de fogo produzem sons de 140 decibéis.

A ruptura da membrana pode provocar uma dor aguda no ouvido, seguida de um zumbido também chamado de tinnitus. Depois disso, os sons podem se tornar abafados ou distorcido, e o indivíduo pode experienciar uma redução significativa na capacidade auditiva. Mesmo após o fim do momento da dor mais aguda, um desconforto no ouvido pode persistir.

Quais os sintomas de tímpano perfurado:
Dor no ouvido;
Perda da audição;
Sangramento ou saída de fluido do canal auditivo;
Zumbido na orelha.

Geralmente, a perfuração do tímpano melhora sozinha dentro de alguns meses, mas é importante consultar um médico, já que pode ser necessário tratamentos, como o uso de antibióticos. A longo prazo, é preciso tomar cuidado com a audição, porque sons altos durante muito tempo também podem provocar redução da capacidade auditiva. Sons abaixo de 70 decibéis, como o volume de uma conversa normal, mesmo em longa exposição são seguros.

No entanto, escutar volumes acima de 85 decibéis por um longo período ou de forma repetitiva pode causar perda auditiva. Motocicletas, por exemplo, emitem som entre 80 e 110 decibéis, enquanto sirenes produzem sons de entre 94 e 110 decibéis.

Fonte: Olhar Digital

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish