Ciência

Sons de ‘pássaros cantando’ são ouvidos em parte inesperado do espaço

Pesquisadores captam ondas cósmicas que soam como pássaros cantando, revelando novos mistérios do espaço; descubra!

Por Fabio Previdelli

Cientistas detectaram, em um lugar inesperado do espaço, o sinal de ondas cósmicas que se parecem com pássaros cantando. Chamadas de ‘ondas de coro’ essas explosões de plasma são capazes de ondular na mesma frequência da audição humana. Assim, após captadas, elas são convertidas em sinais de áudio — tendo suas notas agudas ‘imitando’ os sons de chamados de pássaros.
Apesar do fato curioso, os pesquisadores já captaram esses sons no espaço anteriormente. Entretanto, desta vez, as ondas sonoras vêm de muito mais longe: cerca de 100.000 quilômetros da Terra, onde elas nunca haviam sido medidas antes.

Isso abre muitas novas questões sobre a física que poderia ser possível nesta área”, disse Allison Jaynes, uma física espacial da Universidade de Iowa, que não estava envolvida no trabalho, em entrevista ao NY Post.

Ondas de coro
Até o momento, os cientistas não têm certeza do motivo de tal fenômeno acontecer, mas eles acreditam que isso pode ter relação com o campo magnético da Terra. As ‘ondas de coro’ foram capturadas por antes de rádio ao longo das últimas décadas; o que inclui um registro de receptação numa estação de pesquisa na Antártida, nos anos 1960.

Além disso, duas naves espaciais (as Sondas Van Allen da Nasa) já captaram seus sinais nos cinturões de radiação da Terra; em uma distância relativamente menor que a detecção mais recente. Os últimos registros foram capturados pelos satélites Magnetospheric Multiscale da Nasa, que foi lançado em 2015 com a missão de explorar os campos magnéticos da Terra e do Sol. O novo estudo sobre as ‘ondas de coro’ foi publicado na semana passada, na Nature

Vale ressaltar que o fenômeno também foi captado perto de outros planetas, como Júpiter e Saturno. Ele é capaz até mesmo de produzir elétrons de alta energia, que podem embaralhar comunicações via satélite.

Elas são uma das ondas mais fortes e significativas no espaço”, disse o autor do estudo, Chengming Liu, da Universidade Beihang, ao NY Post.

A detecção, em uma região onde o campo magnético da Terra é estendido, surpreendeu os pesquisadores: “é muito cativante, muito envolvente”, disse Jaynes. “Definitivamente precisamos encontrar mais desses eventos”.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish