Mobilidade

Novo trem ligará Campinas e São Paulo em uma hora

Com 101 km de extensão, o Trem Intercidades ligará Campinas, Jundiaí e São Paulo de forma mais rápida

Por Marcia Sousa

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), anunciou o início de um ambicioso projeto de expansão da infraestrutura ferroviária no Estado. O destaque fica para o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará Campinas, no interior, à estação Barra Funda, em São Paulo. O trajeto de 101 km será percorrido em aproximadamente 60 minutos com paradas em Jundiaí. Este será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, alcançando até 140 km/h e com capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem.
Além do TIC Eixo Norte, o governo paulista também implementará o Trem Intermetropolitano (TIM), que conectará Jundiaí a Campinas em um percurso de 44 quilômetros. Haverá paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O TIM promete reduzir o tempo de viagem para apenas 33 minutos, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente para o transporte entre essas cidades.

Esses projetos fazem parte do contrato de concessão assinado pelo Governo de São Paulo em 2024 com o consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, vencedor do leilão de construção e operação tanto do TIC quanto do TIM. O mesmo contrato de concessão também inclui a operação da linha 7-Rubi, ramal da CPTM que conecta a Barra Funda a Jundiaí.

As obras do TIC Eixo Norte estão previstas para começar em 2026 e têm prazo de entrega para 2031. Já as obras do TIM terão início em 2024 com previsão de conclusão até 2029. O investimento total no TIC Eixo Norte é de R$ 14,2 bilhões, com a expectativa de geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e benefícios para 11 municípios e 15 milhões de habitantes da região.

Trajeto encurtado
E o que acontece esse ano? De acordo com o governo, ao longo de 2025 acontece a etapa de operação assistida na Linha 7–Rubi, com a transferência dos serviços da CPTM à concessionária. Enquanto novas linhas surgem, ao menos uma será encurtada: o ramal que liga Jundiaí à estação Luz só vai chegar até a Barra Funda. Além disso, o Serviço 710, que integra a operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, será encerrado. Ou seja, não existirá mais a conexão direta entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, de forma que quem sai da região do ABC terá que fazer baldeação na estação Luz para seguir viagem.

Fonte: CicloVivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish