Por que os cães perseguem as suas próprias caudas?

Correr atrás da própria cauda pode representar tédio e até mesmo pulgas e carrapatos em cães; veja outras possíveis causas
Por Isabela Oliveira
Quem nunca viu um cachorro correndo atrás do próprio rabo, não? Por mais estranho que pareça, cães que perseguem suas caudas tem, sim, uma explicação. E em alguns casos, aliás, pode indicar algo de errado com a saúde do animal.
Entenda as causas abaixo:
De acordo com o site da marca de ração Purina, dos motivos mais comuns pelos quais os cães perseguem a própria cauda é por brincadeira. Isso acontece principalmente entre filhotes, que ainda estão descobrindo sua anatomia. Entretanto, isso também pode significar tédio, quando os animais não estão recebendo estímulos ou atenção suficientes. Nesse caso, eles correm atrás do rabo a fim de expulsar a energia acumulada por meio da atividade ou até mesmo para chamar a atenção do dono. Se a ação gerar incômodo, o tutor pode aumentar o nível de atividade diária do pet, passando a caminhar ou brincar com o animal com mais frequência.
Além disso, esse tipo de comportamento repetitivo pode indicar ansiedade, tornando-se uma forma de aliviar o estresse. Entre as causas que podem levar os cães a ficarem ansiosos, estão espaços pequenos, agressão, pouca socialização e medo. Nessa situação, uma opção é procurar um especialista em comportamento para ajudar a resolver o problema.
Outras causas para cães que perseguem suas caudas
No entanto, não só questões psicológicas podem levar os cachorros a morderem o rabo. A prática também pode ser indício de uma infestação de pulgas ou carrapatos. Sendo assim, para se certificar de que seu bichinho está livre desses parasitas, busque por manchas escuras de fezes de pulga em seu corpo, bem como pontos com ausência de pelo (possível resultado de muita coceira).
Por fim, casos mais frequentes podem significar problemas de saúde mais graves, segundo o American Kennel Club. Algumas possibilidades incluem dores, infecções e convulsões, por exemplo. Então, se um cão estiver perseguindo a própria cauda exageradamente, o melhor a se fazer é levá-lo ao veterinário.
Fonte: Giz Brasil