Neurociência: o lobo insular ou ínsula e sua importância na aprendizagem

Temos entendido que o cérebro humano é dividido nos hemisférios direito e esquerdo. Aprendemos que camada mais externa do cérebro é chamada de córtex cerebral que é dividido em cinco lobos (frontal, parietal, temporal, occipital e ínsula). Os lobos cerebrais desempenham diversas funções. Sabendo que, cada um desempenha funções muito específicas. E hoje vamos falar do lobo insular que está envolvido no processamento e integração de uma variedade de informações, como sensações gustativas, viscerais, de dor e vestibulares. Estudos apontam que a ínsula está ligada a desejos e vícios e ao processamento das sensações, regular o sistema cardiovascular e controlar emoções.
Curiosidades sobre sua localização em primatas, incluindo humanos, a ínsula fica dobrada profundamente dentro do sulco lateral de cada hemisfério, escondida abaixo das partes dos lobos frontal, parietal e temporal, que formam os chamados opérculos, ou pálpebras. Essa localização única motivou os nomes ínsula (latim para ilha). O córtex insular é um verdadeiro centro de integração anatômica com forte conectividade a uma extensa rede de regiões cerebrais corticais e subcorticais que atendem às funções sensoriais, emocionais, motivacionais e cognitivas. É um lobo cerebral que não é facilmente identificável externamente. Está localizado profundamente no cérebro e envolvido em muitos circuitos neurais.
Funções sensoriais
✅ Processa sensações gustativas, viscerais, de dor e vestibulares
✅ Está envolvido no olfato, embora seu papel específico seja menos claro
✅ Processa somatossensação tátil, auditiva e visual.
Funções emocionais
✅ Faz parte do sistema límbico e coordena emoções
✅ Está envolvido no processamento emocional, incluindo compaixão e empatia
✅ Está ligado a desejos e vícios
Aprendizagem
✅ Está envolvido no processamento sensitivo e motor
✅ Está envolvido no comportamento de risco e recompensa
✅ Está envolvido na função autonômica
✅ Está envolvido no funcionamento auditivo e vestibular
Temos observado na pesquisa associada a neuroanatomia, que buscam explorar a base neural da tomada de decisão motivacional, sugeriu-se que a ínsula está envolvida no processamento e aprendizagem de informações sobre risco e incerteza, termo que descreve a incapacidade de prever totalmente um resultado. A maioria dos organismos humanos são bem sensíveis as incertezas, como alguém que pode renunciar a possíveis grandes recompensas em favor de recompensas menores, sendo essas menos incertas (aversão arisco).
A ínsula também desempenha um papel importante na motivação, particularmente na motivação explícita, que é o desejo consciente ou subjetivo de se envolver em comportamentos. Na aprendizagem precisamos receber a motivação. A motivação é um indicador importante de aprendizagem e realização; alunos motivados persistem por mais tempo para aprender, não desistem de desafios e têm melhor desempenho; a motivação está ligada a interação entre as características pessoais e os contextos em que as tarefas se desenvolvem. A motivação é um determinante crítico do nível e da qualidade da aprendizagem e do desempenho.
A neurociência revela que a motivação é um processo complexo, envolvendo diferentes regiões do cérebro e neurotransmissores essenciais, como a dopamina. Esses sistemas de recompensa são ativados quando experimentamos uma sensação de prazer, realização ou interesse. O lobo insular por estar envolvido com a regulação emocional é outro aspecto de suma importância onde a neurociência pesquisa sobre esse momento da motivação. Pesquisas mostram que as emoções desempenham um papel fundamental na motivação, influenciando nossas preferências e escolhas.
A regulação emocional envolve a capacidade de regular e controlar as emoções para alcançar metas e objetivo assim como aprender algo novo. Portanto, continuar avançando nesse campo de estudo é essencial para desenvolver estratégias mais eficazes para motivar os alunos e melhorar sua qualidade na aprendizagem e suas vidas. O lobo insular é de suam importância para a aprendizagem humana em todo contexto do seu desenvolvimento porque permite que os humanos realizem uma variedade de funções associadas à inteligência e ao senso de si. Por exemplo, as habilidades humanas de falar, sentir emoções e ter relacionamentos sociais complexos com outros indivíduos dependem do lobo insular.