Palestinos fazem raro protesto contra o Hamas em Gaza: “estamos cansados”

Ainda há certa resistência de uma parcela da população de Gaza que apoia o Hamas
Centenas de palestinos se reuniram no norte da Faixa de Gaza, nesta terça-feira (25), em um raro protesto pedindo a saída do Hamas e o fim da guerra.
“O povo quer que o Hamas saia” e “Parem a guerra” estavam entre as palavras de ordem entoadas pelos manifestantes, que marcharam pelas ruas da cidade de Beit Lahia em meio a prédios destruídos, de acordo com vídeos do protesto divulgados em redes sociais.
Além disso, algumas imagens capturaram moradores gritando “Fora Hamas”, “Terroristas Hamas”, “O povo quer derrubar o Hamas” e “Sim à paz, não à guerra em curso”.
Um manifestante citado pelo jornal Times of Israel, anonimamente, por medo de represálias, disse que não sabia quem organizou o protesto, mas estava lá para enviar uma mensagem em nome do povo: chega de guerra”. Ainda segundo ele, “membros das forças militares do Hamas em trajes civis tentaram interromper o protesto”.

Outro morador local afirmou à Agência EFE que a passeata teria começado de forma espontânea. “Os manifestantes exigiram o fim do governo [regime] do Hamas e expressaram que querem viver em paz”. Horas depois da primeira manifestação, outros grupos começaram a se reuniu em outras partes do enclave, como ocorreu no campo de refugiados de Jabalia, no norte de Gaza, onde dezenas de pessoas queimaram pneus enquanto gritavam: “queremos comer”.
No sul, os manifestantes foram filmados gritando “Derrubem o Hamas” e pedindo o fim dos combates. Desde antes da guerra, os protestos anti-Hamas eram raros e, muitas vezes, sofriam retaliação imediata com repressão violenta do grupo terrorista. As novas ações contra a milícia mostram que seu domínio está cada vez mais enfraquecido.
Fonte: Gazeta do Povo