Japão constrói estação de trem em seis horas com uso de impressora 3D

No intervalo entre o último trem da noite e o primeiro da manhã seguinte, equipe de trabalhadores montou estrutura que substituirá antiga estação
Por Giovanna Gomes
Uma estação de trem foi construída em apenas seis horas no Japão por meio do uso de material impresso em 3D — uma inovação que marca um novo capítulo na engenharia ferroviária do país. No intervalo entre o último trem da noite e o primeiro da manhã seguinte, trabalhadores conseguiram montar a nova estrutura, que substituirá uma estação de madeira maior e antiga, em funcionamento há mais de 75 anos em uma remota comunidade rural.
Os componentes da estação foram impressos em 3D em outro local e transportados até o vilarejo, onde foram montados no mês passado. De acordo com a operadora West Japan Railway Co, essa foi a primeira vez no mundo que uma estação de trem foi erguida com esse método. Embora simples e compacta — mais parecendo um abrigo moderno do que uma estação tradicional — a nova estrutura foi finalizada em tempo recorde e por um custo significativamente menor: a construção convencional levaria mais de dois meses e custaria o dobro.
Segundo o New York Times, a estação Hatsushima está localizada em uma tranquila cidade costeira que integra Arida, município com cerca de 25 mil habitantes na província de Wakayama, próxima a destinos turísticos populares como Osaka e Nara. Atendida por uma única linha, com trens que circulam entre uma e três vezes por hora, a estação recebe cerca de 530 passageiros por dia.
A empresa responsável pela impressão das peças foi a Serendix, contratada pela JR West. O processo envolveu sete dias de trabalho, incluindo a aplicação de concreto para reforço estrutural. As partes da estação foram produzidas em Kumamoto, na ilha de Kyushu, e percorreram cerca de 800 quilômetros por estrada até Hatsushima, onde chegaram na noite de 26 de março.
Processo de montagem
Às 23h57, o último trem partiu. Assim que os trilhos ficaram livres, equipes iniciaram a montagem. As peças impressas em 3D, feitas com uma argamassa especial, foram içadas por um guindaste e encaixadas uma a uma em seu lugar. Às 5h45 da manhã seguinte, a nova estação — com pouco mais de nove metros quadrados — estava de pé, com visual branco e minimalista, decorado com ilustrações de tangerinas e peixes-espada, símbolos da cidade.
A fonte destaca que ainda faltam itens como máquinas de bilhetes e leitores de cartões de transporte, mas a previsão é que o novo espaço esteja totalmente operacional em julho. Para as autoridades ferroviárias, a iniciativa pode ser um modelo para o futuro da infraestrutura em áreas remotas do Japão.
Acreditamos que a importância deste projeto reside no fato de que o número total de pessoas necessárias será reduzido significativamente”, afirmou Ryo Kawamoto, presidente da JR West Innovations, braço de investimentos da operadora ferroviária. A estação de madeira que será desativada data do ano de 1948.
Fonte: Aventuras na História