Arq & Urb

Japão cria a maior estrutura de madeira do mundo

Cientistas utilizaram a técnica de pulsos elétricos para sintetizar um “nanomaterial milagroso” sem o uso do ácido HF, danoso aos humanos

Por Alessandro Di Lorenzo

Um enorme círculo com uma passarela no topo foi construído no Japão. Chamado de Grand Ring, ele foi criado para o evento Osaka 2025 Expo, que visa explorar como a inovação e a tecnologia podem contribuir para um futuro melhor para todos.
Com aproximadamente 2km de circunferência, esta é a maior estrutura em madeira já construída no mundo. A obra usou um método tradicional japonês para conectar madeira sem usar pregos ou parafusos.

O Grand Ring foi oficialmente certificado como a maior estrutura de madeira do mundo pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes. No total, a construção tem uma largura de 30 metros, além de um diâmetro de borda externa de aproximadamente 675 metros.

Estrutura foi construída a partir de técnicas modernas e métodos tradicionais japoneses (Foto: Osaka 2025 Expo/Reprodução)

Toda a estrutura é forrada com uma grande quantidade de flores, o que permite que os visitantes passeiem no topo dela e apreciem as vistas dos muitos pavilhões que fazem parte do evento. A obra foi projetada pela Sou Fujimoto Architects.

Em comunicado, o Osaka 2025 Expo afirmou que a estrutura “expressa o conceito de unidade na diversidade e foi construído usando uma fusão de métodos de construção modernos e juntas tradicionais de Nuki, como as usadas na construção de santuários e templos japoneses”.

Estrutura pode ser mantida de forma definitiva
✅O Grand Ring foi originalmente projetado para ser facilmente desmontado quando o evento terminar, em 13 de outubro.
✅No entanto, as autoridades japonesas já estão considerando manter a estrutura de forma definitiva.
✅A ideia é que ela se torne um símbolo da cidade.
✅A maior parte da madeira usada na obra é de cipreste e de cedro locais, mas também foram utilizados pinheiros silvestres no trabalho.

Fonte: Olhar Digital

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish