Sete estudantes brasileiros vão para prêmio em Londres

Por Renata Dias
Sete brasileiros foram incluídos no seletíssimo grupo das 100 crianças mais inteligentes do mundo e que serão premiadas em Londres, no Reino Unido, dia 26 de junho. Esses adolescentes e crianças geniais vão receber o Global Child Prodigy Awards 2025 em distintas categorias. São brasileiros com inteligência absolutamente acima da média que demonstraram, desde pequenos, inteligência e habilidades fora do comum. “A educação muda o mundo, e estou feliz em conhecer o mundo por meio dela”, disse ao Só Notícia Boa, Caio Temponi, um dos premiados.
Na lista dos gênios brasileiros, além do Caio, estão Nicole Semiāo, João Pedro Araújo, as irmãs Isabella e Beatriz Toassa, além de Pedro Gui Fortes e Marianna Santos. Os prodígios serão premiados nas categorias: inteligência e memória; astronomia e ciências espaciais; inteligência e memória QI; educação e arte; atuação e teatro. O Global Child Prodigy Awards 2025 é o maior prêmio internacional e reconhece os prodígios do mundo inteiro. Nesta edição de 2025, houve candidaturas de 130 países.
Veja as categorias e os nossos premiados:
🔹Caio Temponi (categoria: Inteligência e memória QI)
🔹Nicole Semiāo (categoria: Astronomia e Ciências Espaciais)
🔹João Pedro Araújo (categoria: Inteligência e memória QI)
🔹Isabella Toassa (categoria: Educação)
🔹Beatriz Toassa (categoria: Educação)
🔹Pedro Gui Fortes (categoria: Arte)
🔹Marianna Santos (categoria: Atuação e Teatro)
Conheça os nossos jovens gênios
Em comum, esses adolescentes têm a paixão por ciência, educação, inovação, arte, impacto social, tecnologia e cultura. Juntos, têm certeza que podem transformar o mundo em um lugar melhor. Nascido em Três Rios, no RJ, Caio Temponi, de 16 anos, é um dos líderes do grupo. Simpático, tranquilo e com espírito conciliador, o jovem, aprovado aos 13 anos, em vários vestibulares, segue desbravando.
Espaço sem limites
Nicole Semião, de 10 anos, e João Pedro Araújo Moreira, de 11 anos, ambos do Ceará, são do tipo que olham para o espaço e não veem limites. Ele, aos 10 anos, foi aprovado para o curso superior de Física. Conhecido como JP das Galáxias, ele é extrovertido e com o pensamento rapidíssimo. O menino respondeu sem titubear questões de matemática, memorização e soletração. O desafio terminou com trio adversário vencedor e o respeito mútuo entre os competidores.
Já Nicole é uma astrônoma autodidata que, aos nove anos, detectou mais de 30 asteroides. Ela foi reconhecida como astrônoma e participa de um programa em busca de asteroides afiliado à Nasa, a agência espacial norte-americana.
Artes e vida
Pedro Gui Fortes de Carvalho, de 13 anos, de Teresina, no Piauí, é uma sumidade nas artes. Com traços fortes, cores vibrantes e um discurso visual sobre raízes, natureza e futuro, ele se destaca no mundo. “Fiquei muito feliz e, ao mesmo tempo, pensando em tudo que vivi até aqui. É uma honra poder representar o Piauí e o Brasil em um lugar tão importante”, disse o artista para a imprensa oficial do Piauí.
Desde os quatro anos, Marianna Santos demonstrava o talento para os palcos. Não deu outra, a menina é reconhecida internacionalmente pelo dom. Beatriz, de 14 anos, e Isabella Toassa da Silva, de 15, moradoras de Barueri, no interior de São Paulo, amam ciência, adoram pesquisar e gostam mais ainda de compartilhar. As irmãs cientistas brasileiras, que foram incluídas no rol das 100 crianças a adolescentes mais inteligentes do mundo. Além da genialidade, incentivam outros jovens a se dedicar aos estudos, um diferencial observado pelos especialistas internacionais.
Fonte: Só Notícia Boa