Novo túnel imerso promete ligar Dinamarca à Alemanha

Novo projeto rodoviário ambicioso promete criar um túnel debaixo do mar que deve mudar o mapa de viagens pela Europa
Por Éric Moreira
Na Europa, um projeto rodoviário vem chamando grande atenção nos últimos anos, com a construção do que promete ser o mais longo túnel imerso do mundo. Com 18 quilômetros de extensão, a estrutura promete ligar a ilha de Lolland, da Dinamarca, à região de Schleswig-Holstein, na Alemanha — o que deve economizar cerca de 160 quilômetros de viagens para trens e carros, mudando assim o mapa de viagens pela Europa.
Batizado como “Túnel do Estreito de Fehmarn“, o projeto é uma iniciativa da União Europeia que busca tornar as viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas, e também para reduzir a necessidade de aviões para o deslocamento pela região. “É um projeto importante, que vai unir o norte ao sul da Europa”, conta em comunicado o ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen.
Vale mencionar que suas obras já começaram, com início em 2020 do lado dinamarquês, e em 2021 no alemão. Hoje, alguns trechos até já estão prontos, e apenas aguardam para serem posicionados no fundo do mar, conforme repercute o g1. A primeiro momento, era previsto que o túnel fosse inaugurado em 2029, mas já foram registrados diversos atrasos nas obras. Vale destacar também que esse é um projeto nacional da Dinamarca, que arrecada com todo o custo — estimado em 7,5 bilhões de euros (cerca de R$ 48,4 bilhões, na cotação atual).

Façanha da engenharia
Embora o Túnel do Estreito de Fehmarn não prometa ser o túnel subaquático mais longo do mundo — hoje, esse título pertence ao Eurotúnel, que possui 37,9 km e conecta a França e o Reino Unido — este será o mais longo do tipo imerso já construído.
A diferença entre um túnel subaquático e um túnel imerso está basicamente na forma em que é construído. O Eurotúnel foi escavado por perfuradoras, abaixo do leito marinho; já o de Fehmarn será feito com seções de concreto pré-moldadas ainda em terra firma, que futuramente serão posicionadas e conectadas no fundo do mar, a uma profundidade de cerca de 12 metros.
“As paredes foram projetadas para resistir a um acidente de trem ou carro em alta velocidade, portanto há um sistema de segurança. Sem problemas”, explicou o gerente do projeto, Gerhard Cordes, em comunicado. Além disso, vale destacar que os blocos serão unidos também por cilindros hidráulicos, e as vedações de borracha prometem impedir qualquer infiltração.
Com isso, o novo túnel representa um grande feito para a engenharia, sendo atualmente o maior canteiro de obras da Europa. Para os trabalhos, estão sendo utilizadas a maior draga e a maior usina de concreto do mundo. A Femern A/S, empresa responsável pelo projeto, também divulgou que a construção dependerá de uma quantidade de aço suficiente para erguer 50 Torres Eiffel.
Fonte: Aventuras na História