Governo Milei anuncia acordo para argentinos entrarem nos EUA sem visto

O presidente Javier Milei recebeu representante dos governo Trump na Argentina: argentinos podem ficar isentos de visto para turismo em breve
O governo argentino assinou um documento com autoridades dos EUA nesta segunda-feira (28) para isentar argentinos do visto de turismo. O presidente Javier Milei recebeu a secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês), Kristi Noem, em visita oficial à Argentina.
“O gabinete do presidente informa que a República Argentina iniciou o processo de incorporação no Visa Waiver Program, que, ao terminar com êxito, permitirá que milhões de argentinos possam viajar aos EUA para turismo ou negócios sem necessidade de visto, posicionando a Argentina em um seleto grupo com este privilégio”, diz um comunicado oficial.
A representante do governo de Donald Trump já havia assinado outro acordo de cooperação em segurança com a ministra Patricia Bullrich antes do encontro com Milei. Em declarações publicadas no site do governo americano, Noem afirmou que, “sob a liderança do presidente Javier Milei, a Argentina está se tornando uma aliada ainda mais forte dos Estados Unidos — mais comprometida do que nunca com a segurança das fronteiras de ambas as nossas nações”.
Segundo dados expostos pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, a Argentina possui atualmente a menor taxa de permanência fora do prazo de visto em toda a América Latina e 25% a mais de argentinos viajaram para os EUA nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o ano passado — “o maior aumento entre os 20 países com maior número de chegadas internacionais. É por isso que estamos tomando medidas para permitir que a Argentina retorne ao Programa de Isenção de Visto”, disse Noem no comunicado.
As autoridades argentina e americana deram um primeiro passo no processo para isentar os argentinos da documentação para entrada nos EUA. Noem e Milei assinaram uma carta de intenções para que a Argentina seja novamente aceita no programa de isenção de visto de turismo. O país foi removido do programa em 2002, segundo informou o DHS.
A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, e o ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein, também participaram da reunião na Casa Rosada nesta segunda-feira.
Fonte: Gazeta do Povo