Companhia aérea dos EUA ameaça adiar encomendas da Embraer devido às tarifas

Companhia dos EUA pode cancelar compra de dezenas de jatos da Embraer com entrada em vigor de tarifa ao Brasil
A companhia aérea dos Estados Unidos Skywest anunciou que pode adiar a aquisição de dezenas de aeronaves encomendadas da Embraer devido à imposição de tarifas a produtos importados do Brasil pelo governo de Donald Trump.
A empresa americana está em um processo de compra de 74 jatos da companhia brasileira até 2032. Mas, de acordo com o CEO Chip Childs, a Skywest não estaria disposta a pagar 50% de tarifa sobre as entregas das aeronaves.
Temos a sensação de que as pessoas estão entendendo a importância disso para pequenas comunidades nos Estados Unidos, o impacto econômico disso para o nosso país. Então, veja, vamos continuar lutando arduamente para avançar na questão tarifária”, disse o diretor-executivo.
O diretor comercial da Skywest, Wade Steele, reiterou na mesma reunião para apresentação do balanço financeiro da empresa americana que a possibilidade de adiamento dessas entregas da Embraer é alta.
Se a tarifa de 50% com o Brasil for implementada, planejamos trabalhar com nossos principais parceiros e a Embraer para adiar a entrega até que a situação tarifária seja resolvida”.
A Embraer anunciou em junho um pedido da Skywest para entrega de 60 aeronaves até 2032. Na reunião da semana passada, a companhia americana informou que já adquiriu 14 jatos. No final de semana, o presidente Donald Trump confirmou que as tarifas impostas a parceiros comerciais entrarão em vigor no dia 1.º de agosto, sem novos adiamentos. O Brasil enfrenta uma tarifa de 50% sobre produtos que entram nos Estados Unidos, a mais alta anunciada pelo presidente americano até o momento.
Fonte: Gazeta do Povo