Morar perto da praia pode aumentar expectativa de vida, diz estudo

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, a proximidade de corpos d’água está associada a uma vida mais longa
Qual o segredo para viver mais? Cientistas do mundo todo têm se debruçado sobre esta questão há décadas. Já sabemos, por exemplo, que ter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente ajudam a aumentar a expectativa de vida. Agora, um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, aponta que o local onde você vive também pode impactar a duração da sua vida. Eles descobriram que o ideal é morar o mais próximo possível da costa e de praias de uma forma geral.
Durante o trabalho, foram analisadas 66.263 pessoas. Os dados dos participantes revelaram que a proximidade de corpos d’água está associada a uma vida mais longa. No entanto, isso não acontecia em áreas urbanas próximas a lagos ou rios. Em outras palavras, o ideal é viver perto da costa ou em praias afastadas das grandes cidades (desde que até 20km da água). Morar no interior também ajuda, mas não tanto quanto em regiões próximas aos corpos d’água. As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Environmental Research.
De acordo com o trabalho, as pessoas que viviam perto da costa tiveram uma expectativa de vida média de 80 anos, enquanto o restante da população não alcançaria os 78 anos. É importante destacar que o estudo não demonstra causa e efeito diretos, e sim uma associação de fatores.
Os pesquisadores sugerem que vários fatores podem explicar os resultados. No geral, as áreas costeiras têm menos dias quentes e frios, melhor qualidade do ar e mais oportunidades de lazer do que as áreas urbanas. Viver em praias ou perto da costa também tende a ser mais caro, indicando que o status socioeconômico provavelmente também é uma influência importante na expectativa de vida.
Apesar de muitas dúvidas persistirem, e da própria equipe admitir que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto, esta parece ser mais uma evidência de como o contato com a natureza faz bem para a saúde humana. Além disso, quem não gostaria de morar na praia?
Fonte: Olhar Digital