Meio ambiente

Pesquisadores descobrem nova espécie de inseto gigante na Austrália

Acrophylla alta pode ser o inseto mais pesado já registrado no país, famoso por possuir uma rica biodiversidade

Em uma floresta úmida do norte de Queensland, na Austrália, pesquisadores descobriram uma nova espécie de inseto-pau que pode ser o inseto mais pesado já registrado no país, superando a barata gigante. Chamada de Acrophylla alta, o inseto pesa 44 gramas, aproximadamente o mesmo que uma bola de golfe, e tem 40 cm de comprimento.
Angus Emmott, professor da Universidade James Cook, citado pelo The Guardian, contou que uma postagem nas redes sociais ajudou na descoberta. Segundo ele, o coautor Ross Coupland recebeu uma foto do inseto e “imediatamente pensou que poderia ser algo novo”.

A dupla, então, partiu para o local onde a foto foi tirada e, após muitas noites de busca, encontrou uma fêmea entre Millaa Millaa e o Monte Hypipamee. O inseto foi então capturado para estudos mais aprofundados. Emmott relatou que a espécie não havia sido descoberta antes porque seu habitat é muito difícil de acessar.

Ele vive no alto das copas das árvores. Então, a menos que um ciclone ou um pássaro o derrube de lá, pouquíssimas pessoas conseguem vê-la”, explicou em comunicado.

Nova espécie de inseto-pau de 40cm de comprimento é suspeita de ser o inseto mais pesado da Austrália (Foto: Divulgação/Universidade James Cook)

E o próprio habitat pode explicar porque o inseto é tão grande. “A massa corporal deles provavelmente os ajuda a sobreviver em condições mais frias, e é por isso que eles se desenvolveram nesse grande inseto, ao longo de milhões de anos”, acrescentou o pesquisador. O próximo passo para saber mais sobre o Acrophylla alta é encontrar um macho, o que está se mostrando difícil, pois ele tende a ser significativamente menor e visualmente distinto da fêmea.

Fonte: Um Só Planeta

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish