Capacete romano usado em batalha histórica é encontrado preservado no fundo do mar

Capacete teria sido perdido durante a batalha das Ilhas Egadi, uma das mais famosas da Primeira Guerra Púnica, em 241 a.C.
Um capacete militar de bronze em ótimo estado de preservação foi localizado no fundo do Mar Mediterrâneo. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo achado, o objeto provavelmente fez parte de uma das guerras mais importantes da antiguidade. Conhecido como ‘Montefortino’, ele era utilizado por soldados romanos. Acredita-se que o capacete tenha sido perdido durante a batalha das Ilhas Egadi, uma das mais famosas da Primeira Guerra Púnica, em 241 a.C.
De acordo com um comunicado publicado pelas autoridades da Região da Sicília, este é um dos capacetes do tipo mais completos já recuperados. O estilo dele foi introduzido aos romanos pelos celtas, sendo um dos mais utilizados pelos soldados de Roma do século IV a.C. até o primeiro século d.C.
O ‘Montefortino’ tinha um pequeno botão na parte superior onde as tradicionais plumas eram fixadas. Ele também contava um bico saliente, como uma espécie de boné moderno, e placas de bochecha articuladas. Pelo menos seis outros capacetes foram recuperados das Ilhas Egadi e também estão associados à batalha, ocorrida em março de 241 a.C. De acordo com o antigo historiador Políbio, embora os cartagineses superassem em número o exército rival, os romanos conseguiram uma vitória histórica, abrindo caminho para o fim do primeiro dos conflitos entre os povos.

Objeto pode ter sido utilizado contra os romanos
Não se sabe ao certo como o capacete romano foi parar no fundo do mar. Uma das teorias mais aceitas é que o objeto estivesse sob controle de soldados cartagineses que capturaram um navio romano. Ele teria sido jogado no Mediterrâneo em uma tentativa de aliviar o peso do barco e escapar de uma possível perseguição. Outra possibilidade é que o capacete tenha sido utilizado por mercenários da Gália e da Península Ibérica. Contratados pelos cartagineses, eles também eram conhecidos por usarem o ‘Montefortino’.
Fonte: Olhar Digital