Geral

Café e disciplina acabam, o que nos sustenta é propósito

Quantos empresários você conhece que sempre precisam de uma xícara de café para começar sua semana? E qual foi o último colaborador que, ao tentar mudar um hábito, lhe confessou estar exausto por ‘falta de disciplina’? Existe uma realidade cruel por trás de empreendedores: a constância, que tanto nos é cobrada, sugerida ou demandada é, por vezes, um fardo insuportável que desafia nossa saúde mental e pode cobrar um preço alto na qualidade de vida. Tão alto que não é incomum a escolha por desistir ou rever rotas que, em determinados contextos, não resultam no sucesso idealizado ou subaproveitam o potencial do trabalho.
Muitos autores sugerem que esta dinâmica ocorre quando realizamos processos de autossabotagem e nos prendemos a manipulações externas (promoções, aumento salarial, pressão, medo) que, no curto prazo, proporcionam alguma mudança que não se sustenta e se esvai com a mesma efemeridade com que surgiram. Não há uma quantidade de cafeína no mundo ou um método disciplinar muito exigente que conseguirá manter uma pessoa em alto desempenho nestas condições, afinal motivações racionais não geram resiliência ou qualquer incentivo à lealdade ou paixão pela mudança. Essas manipulações externas são “o que” se persegue, e este só consome energia. Por isso, deve-se ir além desta categoria para manter uma relação duradoura com a prosperidade.

(Foto: Gerada por IA)

Quando temos consciência de algo que é importante para nós e buscamos alcançá-lo, nosso cérebro é ativado em áreas que trabalham com emoções. Estas, se duradouras, são as responsáveis pelas decisões que serão tomadas e guiarão a execução de ações que buscarão o que está sendo perseguido. A chave está na conexão integral com o seu ‘Porquê’. É ele que desperta os sentimentos duradouros (como felicidade ou confiança) que validam a mudança, superando a motivação supérflua dos “O quês”.
Se esta dinâmica faz algum sentido para você, neste momento acredito que você conseguirá vislumbrar sentido em trabalhar da seguinte forma:

(Foto: Gerada por IA)
  1. Revele seus “por quês”: qual é o motivo pelo qual algo gera um sentimento tão incrível que você estaria disposto a quebrar seus velhos hábitos para fazer isso ser algo permanente em sua vida?
  2. Defina o “como”: eu já abracei a missão de ser feliz com algo novo, mas o que preciso fazer para que isso se torne parte do meu dia a dia?
  3. Execute o “o quê”: já entendi o “porquê”, desenhei o “como”, agora falta executar as pequenas ações que concretizarão este avanço que eu internalizei como importante para mim.
    Não tenha dúvida: significado vence motivação a qualquer momento na vida do empreendedor. O café e a disciplina são ferramentas úteis, mas é a presença de um propósito claro e objetivo dentro de cada ação durante a caminhada para a prosperidade que transformará essa realidade.

Francisco Neto

Francisco Neto

Francisco Neto Engenheiro eletricista da Conexa Engenharia Transformo soluções inteligentes em energia, eficiência e segurança @eng.fneto

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish