1º de abril — Relembre fatos históricos reais que aconteceram no Dia da Mentira

Início do regime militar no Brasil, fim da Guerra Civil Espanhola e fundação da gigante da tecnologia Apple aconteceram no primeiro dia do mês de abril
Muitas pessoas, ao redor do mundo, brincam com o Dia da Mentira, que acontece no dia 1º de abril, mas quase ninguém sabe a origem da data.
Tudo não passa de uma brincadeira que surgiu na França, no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o começo do século 16, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril.
Em 1562, porém, o Papa Gregório 13 (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.
Essas pessoas que demoraram para se acostumar com o calendário, e as que resistiram à troca da data, tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril. Desde então, a mania de pregar peças nesta data percorreu o mundo e dura até hoje e a data ficou conhecida como “Dia da Mentira”.
Acontecimentos importantes
Início da ditadura militar no Brasil

Arquivo Brasil Nunca Mais)
O aniversário do golpe militar de 1964, é no dia 31 de março. No entanto, o regime teve início oficialmente apenas no dia 1º de abril. Onze dias depois, os militares elegeram Castelo Branco como o primeiro presidente do regime.
Histórias da época relatam que, em muitas cidades do interior, as pessoas acreditavam que as publicações dos jornais que contavam sobre o golpe estavam fazendo um brincadeira do Dia da Mentira. A ditadura militar só terminou em 1985, após a popularização do movimento Diretas Já .
Imperador de dinastia chinesa toma posse aos quatro anos
No ano de 325, o então imperador Ming de Jin abdicou do trono e seu filho mais velho, Cheng de Jin, assumiu o posto. Quando se tornou imperador da dinastia que chegou a comandar uma população de 20 milhões de pessoas, o menino tinha apenas quatro anos de idade. Durante o início do reinado, Cheng foi substituído por outros membros da família, como tios e primos, até poder assumir o posto.
Hitler condenado à prisão

Em uma passagem pouco conhecida da história do ditador, Hitler chegou a ser condenado à prisão em 1924, por sua participação no chamado Putsch de Munique, uma tentativa de golpe dos nazistas para tomarem o poder na Alemanha, que aconteceu no ano anterior.
O futuro ditador pegou cinco anos de prisão, mas ficou apenas nove meses na cadeia. Dez anos depois, em 1934, Hitler conseguiu tomar o poder e assumiu como Führer da Alemanha, dando início a um dos regimes mais sanguinários da história da humanidade, que só cairia após a derrota das forças do Eixo da Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.
Fim de Guerra Civil Espanhola

(Foto: Reprodução internet)
No dia 1º de abril de 1939, quando o mundo se preparava para o início da Segunda Guerra Mundial, o ditador espanhol Francisco Franco anunciava o fim da guerra civil no país após a redenção das forças republicanas.
O general Franco ficaria no poder até 1975. Ele ficou conhecido como um dos ditadores mais impiedosos da histórias.
Fundação da Apple

Em 1º de abril de 1976, nos fundos de uma garagem nos Estados Unidos Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundavam a Apple. Décadas depois, a empresa é uma das maiores gigantes de tecnologia e inovação do mundo.