Geral

1º de abril — Relembre fatos históricos reais que aconteceram no Dia da Mentira

Início do regime militar no Brasil, fim da Guerra Civil Espanhola e fundação da gigante da tecnologia Apple aconteceram no primeiro dia do mês de abril

Muitas pessoas, ao redor do mundo, brincam com o Dia da Mentira, que acontece no dia 1º de abril, mas quase ninguém sabe a origem da data.
Tudo não passa de uma brincadeira que surgiu na França, no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o começo do século 16, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril.
Em 1562, porém, o Papa Gregório 13 (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – o chamado calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.
Essas pessoas que demoraram para se acostumar com o calendário, e as que resistiram à troca da data, tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril. Desde então, a mania de pregar peças nesta data percorreu o mundo e dura até hoje e a data ficou conhecida como “Dia da Mentira”.

Acontecimentos importantes

Início da ditadura militar no Brasil

Oficialmente, ditadura militar começou em um dia 1º de abril (Foto:
Arquivo Brasil Nunca Mais)


O aniversário do golpe militar de 1964, é no dia 31 de março. No entanto, o regime teve início oficialmente apenas no dia 1º de abril. Onze dias depois, os militares elegeram Castelo Branco como o primeiro presidente do regime.
Histórias da época relatam que, em muitas cidades do interior, as pessoas acreditavam que as publicações dos jornais que contavam sobre o golpe estavam fazendo um brincadeira do Dia da Mentira. A ditadura militar só terminou em 1985, após a popularização do movimento Diretas Já .

Imperador de dinastia chinesa toma posse aos quatro anos
No ano de 325, o então imperador Ming de Jin abdicou do trono e seu filho mais velho, Cheng de Jin, assumiu o posto. Quando se tornou imperador da dinastia que chegou a comandar uma população de 20 milhões de pessoas, o menino tinha apenas quatro anos de idade. Durante o início do reinado, Cheng foi substituído por outros membros da família, como tios e primos, até poder assumir o posto.

Hitler condenado à prisão

Adolf Hitler foi condenado a prisão em 1º de abril de 1924 por tentativa de golpe (Foto: Reprodução)


Em uma passagem pouco conhecida da história do ditador, Hitler chegou a ser condenado à prisão em 1924, por sua participação no chamado Putsch de Munique, uma tentativa de golpe dos nazistas para tomarem o poder na Alemanha, que aconteceu no ano anterior.
O futuro ditador pegou cinco anos de prisão, mas ficou apenas nove meses na cadeia. Dez anos depois, em 1934, Hitler conseguiu tomar o poder e assumiu como Führer da Alemanha, dando início a um dos regimes mais sanguinários da história da humanidade, que só cairia após a derrota das forças do Eixo da Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

Fim de Guerra Civil Espanhola

Francisco Franco foi ditador espanhol, responsável por várias mortes no país
(Foto: Reprodução internet)


No dia 1º de abril de 1939, quando o mundo se preparava para o início da Segunda Guerra Mundial, o ditador espanhol Francisco Franco anunciava o fim da guerra civil no país após a redenção das forças republicanas.
O general Franco ficaria no poder até 1975. Ele ficou conhecido como um dos ditadores mais impiedosos da histórias.

Fundação da Apple

Steve Jobs foi um dos fundadores da Apple (Foto: AP)


Em 1º de abril de 1976, nos fundos de uma garagem nos Estados Unidos Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundavam a Apple. Décadas depois, a empresa é uma das maiores gigantes de tecnologia e inovação do mundo.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish