Estudantes leitores recebem certificado em Vitória


Fazer com que os estudantes do 1º ao 9º ano tomassem gosto pela leitura; promover a participação e o senso crítico, além de aumentar a frequência à biblioteca. Esses foram alguns objetivos do projeto “Uma viagem pelo mundo Literário”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto de Almeida, em Santo Antônio, desenvolvido pelo bibliotecário Fábio Paes, com apoio do diretor Melquisedeque de Ávila, equipe pedagógica e professores.

Na última sexta-feira (2), os estudantes do turno matutino de cada turma que se destacaram com o maior número de empréstimos e envolvimento com a leitura receberam o certificado de “Leitor do Ano”, além de um kit com materiais escolares. A premiação do turno vespertino aconteceu na última terça-feira (6).

Envolvendo os 644 estudantes matriculados na unidade de ensino, foram desenvolvidas atividades como momento literário com presença de autora capixaba na escola; contação de história pelo bibliotecário; roda de leitura na biblioteca; empréstimo de livros com apresentação para o bibliotecário e professor sobre a obra lida; além de uma gincana Literária, em que o bibliotecário e o professor dividiam as turmas em dois grupos e faziam perguntas sobre autores e livros. O grupo que acertasse mais perguntas, vencia a gincana.

É um trabalho maravilhoso desenvolvido pela equipe da escola. O bibliotecário Fabio teve a iniciativa e envolveu toda a equipe, toda a escola. É com muito orgulho que entregamos esses certificados aos nossos estudantes hoje”, ressaltou o diretor da unidade de ensino, Melquisedeque de Ávila.

Com início em março e término em novembro deste ano, foram trabalhadas datas comemorativas, autores capixabas e nacionais, clássicos da literatura e também literatura geral, sempre fazendo com que, após a leitura, o estudante pudesse expressar sua opinião sobre a leitura do livro.


Através de projetos de leitura como esse é que vemos que, se trabalharmos em equipe, é possível sim incentivar o gosto pela leitura. É claro que é um longo trabalho, mas é gratificante vermos os estudantes procurando a biblioteca e desejando fazer parte do projeto. E além de se envolverem com o mundo da literatura, eles passam a ter um senso crítico, passando a ter a sua própria opinião sobre a leitura e sobre o mundo como um todo”, destacou o bibliotecário e idealizador do projeto, Fábio Paes.

Quem também comemorou o projeto foi a professora Paula Madeira, do 1º ano, que teve um estudante premiado. “Além do meu aluno do 1º ano A, tem mais dois que já passaram por mim entre os leitores do ano, a Ana Clara e o Ítalo. Fico muito feliz de ver que eles estão seguindo como leitores. Que seja um estímulo para todos os estudantes. Ler abre a nossa mente, que vocês sigam sendo bons leitores”, disse.
Fonte: PMV