Descoberta mineral na Noruega pode garantir futuro das baterias

Fosfato é rico em fósforo, material vital na indústria
Por Alisson Santos

A descoberta de minério valioso na Escandinávia, Noruega, poderá solucionar a escassez de fósforo nas próximas décadas. Esse material é popularmente encontrado em veículos elétricos, painéis solares, entre outros.
Em 2018, a companhia de mineração Norge Mining encontrou toneladas de fosfato — mineral rico em fósforo. Essa descoberta acontece em momento crucial para o abastecimento industrial, onde a Europa enfrenta grande escassez do mineral. A mineradora revelou ter encontrado cerca de 70 bilhões de toneladas do mineral, no sudoeste da Noruega. Essa descoberta poderá suprir a demanda dos próximos 100 anos.

Não há vida na Terra sem fósforo”, afirma Penny Johnes, professora da Universidade de Bristol.
Escassez do mineral no mundo

- Em 2012, Haia (Holanda) emitiu relatório alertando sobre a escassez de fosfato;
- O maior depósito da substância é controlado pela Rússia — mas as importações foram restringidas desde a invasão da Ucrânia;
- Outros países, como Marrocos, China, Irã e Síria, também têm grandes depósitos do mineral — regiões que também sofreram com o impacto da guerra, acarretando aumento dos custos de fertilizantes;
- No começo do ano, cientistas alertaram para um “fosfogeddon” (armageddon de fósforo).

Precisamos ser “muito mais inteligentes na maneira como usamos o fósforo”, alegou Phil Haygarth, professor da Universidade de Lancaster ao The Guardian. “Se não o fizermos, enfrentaremos calamidade”.

A descoberta da mineradora pode resolver a escassez da substância, suprindo a demanda global de baterias e painéis solares por até um século. Com esse achado, Jan Christian Vestre, ministro do Comércio e Indústria da Noruega, afirma que o país tem a “obrigação” de desenvolver “a indústria mineral mais sustentável do mundo”. Em parâmetro global, a economia mundial ganha 45 milhões de toneladas métricas de fósforo anualmente.

Fonte: Olhar Digital