Cultura

Saudade

Qual é a essência da saudade?
Alguns alegam que a saudade é a falta de algo que se perdeu, algo precioso e insubstituível. Outros, porém, costumam afirmar que o sentimento é um apego exagerado ao passado. A verdade é única para cada um que consegue conviver com a saudade em sua melhor essência.
A saudade de um familiar é de fato devastadora, quando estamos lidando com a morte não há um conforto plausível. Contudo, o tempo afaga o coração. Em cada pensamento que surge sobre a pessoa que partiu é possível rever o seu sorriso mais lindo e até mesmo sentir novamente, a sensação do último abraço. É neste momento que se faz uma escolha: a de permitir que a saudade se transforme em dor ou a escolha de se sentir grato, por ter o privilégio daquela convivência e de todo o amor que foi compartilhado. Quando perdemos alguém, perdemos um mundo único que só poderá ser resgatado em meio boas lembranças.

Quanto a saudade de lugares, pessoas que estão distantes e tempos que já passaram, esse sentimento deve ser transformado em esperança, assim, todas as experiências que tais oportunidades nos proporcionaram possam nos direcionar a novos caminhos, novas amizades e expectativas de que o futuro será perfeito, sempre trazendo consigo a certeza de que tudo que foi vivido teve um empenho significativo da nossa parte e que certamente fizemos o melhor diante das circunstâncias de cada instante.

Autora: Silvia Vanderss
Artigo: Saudade
Palavras: 239
Inédito

Silvia Vanderss

Silvia Vanderss

Autora capixaba, com formação em Administração e Letras Seis obras publicadas que abrangem os gêneros, romance, suspense e poesia Blog literário: www.silviavanderss.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish