Jaíne Muniz apresenta a exposição ‘O Peso da Água’ na Galeria Homero Massena em Vitória

No próximo dia 8 de maio, às 19 horas, na Galeria Homero Massena, em Vitória, acontece a exposição “O Peso da Água”, da artista visual e pesquisadora Jaíne Muniz. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 5 de julho e convida o público a mergulhar em uma experiência sensorial e reflexiva sobre o corpo, a natureza e a fluidez da existência. A exposição “O Peso da Água” é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestranda no PPGArtes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Jaíne Muniz, utiliza a abstração como linguagem para questionar as convenções sociais que moldam o corpo e a identidade. A exposição reúne obras em pintura, desenho, vídeo e instalação, em que a água surge como elemento central — simbólico, sensorial e político — representando transformação, resistência e movimento.
Assinando também a curadoria e produção da exposição, a artista propõe uma imersão poética nas relações entre o humano e o não humano. Em “O Peso da Água”, o corpo se desfaz, se reinventa e se funde com as marés da vida, explorando camadas de memória, sensação e performatividade.
O peso da água, para mim, é sentir o que ela me ensina, algo que não pode ser descrito por palavras ou figuras, e por isso a abstração. Apresentar esse pensamento sensível por meio da minha criação é chegar em um lugar que eu não imaginava ser possível, sendo uma pessoa negra. A desumanização dos nossos corpos atravessa uma lógica violenta que nos faz parecer desprovidos de sentimentos, quando, na realidade, somos o completo oposto. A relação que estabelecemos com os elementos reflete nossa relação com a vida e nossa presença no mundo. O peso da água é sobre o que sentimos quando estamos juntos, a importância de quem somos e o que criamos”, diz Jaíne Muniz.
A programação da mostra inclui atividades educativas abertas ao público. Nos dias 17 e 24 de maio, das 10h às 12h, os educadores Kleiton Rosa e Maria Galacha conduzem encontros voltados à mediação do material educativo da exposição, com foco nas discussões sobre abstração e performatividade na arte.
Já nos dias 7 e 14 de junho, das 14h às 16h, a artista Jaíne Muniz se junta à convidada Matheusa Moreira para conversas sobre processos criativos, corpo, natureza e arte contemporânea. O segundo encontro contará ainda com o lançamento do catálogo da exposição.
Serviço
Exposição “O Peso da Água”, de Jaíne Muniz
Galeria Homero Massena — R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória-ES
Abertura: 8 de maio de 2025, às 19h
Visitação até 5 de julho: segunda a sexta, das 9h às 18h | Quartas, das 10h às 20h
Sábados: das 10h às 16h
Entrada gratuita
Programação educativa
Encontros com os educadores Kleiton Rosa e Maria Galacha para explorar o material educativo feito para a exposição
Datas: 17 e 24 de maio
Horário: das 10h às 12h
Encontros com a artista Jaíne Muniz e a convidada Matheusa Moreira sobre processo em artes e abstração.
Datas: 7 e 14 de junho
Horário: das 14h às 16h
*O último encontro contará com o lançamento do catálogo da exposição.
Fonte: Secult-ES