Segundo a psicologia, o que significa quando a criança coloca a língua para fora ao se concentrar?
De acordo com especialistas, a justificativa para tal hábito está em como o cérebro humano aprende
Por Helena Gomes
Assim como adultos, diversas crianças colocam a língua para fora ao se concentrar para tentar realizar uma tarefa. E o estudo do Cognitionis Scientific Journal explica o porquê. De acordo com especialistas, a justificativa para tal hábito está em como o cérebro humano aprende. “Durante atividades mais exigentes, os neurônios podem transbordar para áreas vizinhas, o que ativa involuntariamente os músculos da boca e da língua, levando a pessoa a projetar a língua”, explicou a psicóloga Cibele Santos ao ‘Metrópoles’. Ou seja, o cérebro pensa e, por estar conectado pelas mesmas regiões, mão e fala funcionam juntas.
Ademais, a linguagem humana nasceu da comunicação gestual, então existe uma relação antiga para isso acontecer. Porém, conforme a criança vai crescendo, ou a pessoa vai dominando a função, o gesto vai cessando, pois, dessa forma, o apoio extra do corpo não se faz mais necessário. A ansiedade é uma reação natural do corpo, inclusive entre as crianças. No entanto, quando passa a afetar tarefas do dia a dia, como frequentar a escola ou interagir com colegas, pode se tornar um transtorno que exige atenção.
Mas como identificar, afinal, que ansiedade é um sinal de alerta na criança? Segundo a neuropedagoga Mara Duarte, diretora do Grupo Rhema Neuroeducação, para a revista Boa Forma, cerca de 20% das crianças manifestam ou vão manifestar algum tipo de ansiedade ao longo da vida. Para ela, é preciso observar se esse sentimento está prejudicando o desenvolvimento da criança.
Observe se não tem amigos, apresenta o tempo todo pensamentos que giram em torno de algum tipo de perigo ou ameaça e, fisicamente, pode ter sintomas como náuseas e transpiração”, orientou.
Clique aqui e leia a matéria completa.
(Foto: iStock)
Fonte: Bons Fluidos







