Em caso raro, leoa adota filhote de leopardo na Índia
O animal também criou um relacionamento com os filhos biológicos da leoa, com idades próximas à dele
Depois de um casal gay de pinguins adotar um filhote e um orangotango macho pegar três tigrinhos para criar, foi a vez de uma mamãe leoa surpreender cientistas com a adoção de um leopardo de apenas dois meses. O caso ocorreu no Parque Nacional Gir, em Gujarate, na Índia, e foi reportado no periódico Ecosphere.
Segundo os biólogos, eles perceberam a relação entre a mãe adotiva e o filhote no fim de 2018, e acreditavam que o contato entre ambos não duraria muito, pois casos do tipo já haviam sido observados na natureza. Entretanto, quase dois meses se passaram e mãe e filho continuaram em contato — o leopardo, inclusive, criou um relacionamento com os filhos biológicos da leoa, que tinham aproximadamente a mesma idade que ele.
“A leoa cuidou dele como um dos seus”, afirmou Stotra Chakrabarti, um dos pesquisadores, em entrevista ao The New York Times. De acordo com ele, a leoa amamentou e compartilhou a caça com o leopardo, enquanto seus irmãozinhos o incluíram nas brincadeiras e socializaram com o mais novo integrante da família. “Pareciam dois filhotes grandes e um pequenino da ninhada”, lembrou o especialista.
Infelizmente, após cerca de 45 dias como membro da nova família, o leopardo morreu. Uma necrópsia revelou que a causa da morte provavelmente foi uma hérnia femoral que ele tinha desde o nascimento. “Seria fantástico ver, quando o filhote de leopardo crescesse, como as coisas seriam”, disse Chakrabarti. “Mas isso não aconteceu”.
Fonte: Galileu.com