“Dois Irmãos”: animação tem referências a jogo de RPG e representatividade

Novo filme da Pixar, que já está em cartaz nos cinemas, conta a história de dois jovens elfos em busca de um cristal mágico que pode fazer seu pai reaparecer por um dia inteiro
O primeiro lançamento da Pixar em 2020, Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica, vai envolver o público de todas as idades. A animação, dirigida por Dan Scanlon (de Universidade Monstros), é recheada de criaturas míticas, um enredo comovente e representatividade. O filme estrou no cinemas brasileiros na última quinta-feira (5).
Tudo começa quando o jovem elfo Ian Lightfoot completa 16 anos e ganha um presente de sua mãe, Laurel: um cajado feito por seu pai antes de morrer. Combinado com um cristal mágico, o objeto poderia fazê-lo aparecer por 24 horas. Seu pai morreu antes de ele nascer, então Ian nutre o sonho de finalmente conhecê-lo.
Mas, ao realizar o encanto, ele só consegue completá-lo pela metade. Assim, Ian e seu irmão mais velho, Barley, saem em uma missão de 24 horas em busca de uma nova pedra que possa resolver o problema.
O universo fantástico do filme vai além da jornada dos dois meninos e agrada com alguns pontos positivos: um deles é que Dois Irmãos é a primeira animação da Pixar que retrata uma personagem LGBTQ+. Ela é Specter, uma policial ciclope lésbica. Sua sexualidade é revelada durante uma cena de abordagem policial — quando um motorista cria confusão por conta dos filhos agitados, a policial responde que a filha de sua namorada a faz “querer arrancar o cabelo”.
A cena chegou a ser censurada na Rússia, onde os produtores do filme tiveram que trocar o gênero da namorada da policial. A voz de Specter fica por conta da atriz Lena Waithe, conhecida por ser ativista da comunidade LGBTQ+. A artista estrelou a série Master of None e o filme Jogador Nº 1.
Além de criaturas míticas como duendes, centauros e até unicórnios, o longa-metragem conta com referências ao jogo de RPG Dungeons & Dragons — o mesmo que ficou famoso com a série Stranger Things. No filme, Barley é conhecedor desse universo e, a partir disso, guia a aventura.

Confira abaixo algumas referências inspiradas em Dungeons & Dragons:
Manticora
É uma fera que vive em uma taberna e que matou dragões com sua espada mítica. Ela é um monstro que ninguém ousa atravessar. Em Dois Irmãos, guarda um valioso mapa que mostra o caminho até a pedra preciosa.
Cubo gelatinoso
Foi um dos monstros originais concebidos pelo criador do jogo, Gary Gygax, e apareceu em algumas das primeiras edições do game. Apesar de parecer apenas um quadrado de gosma, ele é uma criatura viva e muito perigosa, pois tem a capacidade de absorver e digerir qualquer coisa com a qual entre em contato.
Taberna
Uma das configurações iniciais mais frequentes nos jogos são as tabernas, onde os moradores bebem, fofocam e se envolvem com outras criaturas. É um ponto de partida ideal para todas as aventuras, incluindo a dos irmãos Lightfoot.
Veja o trailer de Dois Irmão – Uma Jornada Fantástica (legendado):
Fonte: Galileu.com