Acredite em você

“Vencedor é aquele que acredita em si próprio e em sua capacidade de superar obstáculos”
Na minha carreira de professor e consultor empresarial, tenho me surpreendido em como parte das pessoas tem baixa autoestima. As pessoas deixaram de sonhar e passaram a viver como pessoas que, ao invés de sonhadoras, são apenas desejosas. E existe uma diferença tremenda entre sonhos e desejos. Os desejos são sentimentos vagos que, ao serem satisfeitos, passam. Os sonhos continuam vivos dentro de cada um de nós para estarmos prontos para uma nova aventura e conquista nesse mundo tão desafiador e divertido para os apaixonados.
No livro Você nasceu para vencer, a autora Mirtes Carneiro faz uma colocação linda sobre autoestima que tomo emprestado para essa obra. “Nossa autoestima é a expressão de Deus em nós, é um processo que devemos cultivar como uma planta em flor: temos de guardar, colocar fertilizantes, cuidar”. Tudo isso está dentro de nós. Deus nos criou e nos deu ferramentas poderosas para vencermos as batalhas diárias e termos uma vida de vitórias, alegrias e muito sucesso. Parte das minhas conquistas pessoais vem de acreditar no meu potencial e naquilo que Deus colocou em minhas mãos.
Vencedor não é quem chega em primeiro, mas aquele que não desiste. Um dos exemplos mais fascinantes que vi foi de Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk-shake que com mais de cinquenta anos viu sua mina de ouro. Foi na década de 50, quando os irmãos McDonald tinham uma lanchonete na Califórnia. Kroc fornecia máquinas e produtos para os irmãos e ficou intrigado com a quantidade de máquinas que eles compravam e resolveu entender um pouco mais do negócio. Os irmãos necessitavam de mais máquinas que as outras lanchonetes para conseguir atender seus clientes com mais agilidade. Nasce aí o conceito fast food.
Kroc ficou muito encantado com o que viu e propôs aos irmãos se tornar um licenciador dos restaurantes McDonald’s. Os irmãos concordaram, mas sem muito entusiasmo naquele projeto. Algum tempo depois, Ray Kroc, enxergando a mina de ouro e acreditando em seu projeto fez uma oferta de compra da marca McDonald’s. Kroc morreu milionário. Os irmãos McDonald nem tanto. O fato de acreditar no seu potencial transformou um vendedor de máquinas de milk-shake num dos homens mais ricos do mundo.
Livro: O seu sucesso depende de você
12 ferramentas para o seu sucesso pessoal e profissional