Ciência

Chineses mapeiam estrutura de enzima-chave do novo coronavírus

Segundo os pesquisadores, a descoberta pode ajudar na identificação de medicamentos promissores contra o Sars-Cov-2, causador da Covid-19

Pesquisadores da Universidade ShanghaiTech, na China, identificaram a estrutura da principal protease (Mpro) do novo coronavírus, Sars-CoV-2. Segundo o artigo, publicado na Nature na última quinta-feira (9), a descoberta pode ajudar na identificação de medicamentos promissores na luta contra a Covid-19.
A Mpro é uma enzima do coronavírus e desempenha um papel fundamental nos processos de replicação e transcrição do microrganismo. É justamente por isso que estudar essa parte do vírus é crucial: a ideia é desenvolver drogas que possam inibir essas etapas da vida do agente infeccioso.
Usando um software, os pesquisadores identificaram a estrutura da protease e a transformaram em um modelo 3D. Depois, a equipe usou outro programa de computador para avaliar mais de 10 mil compostos que poderiam inibir a Mpro.
De acordo com os especialistas, dentre as substâncias estudadas, seis foram capazes de inibir o funcionamento da enzima. Em declaração à imprensa, os porta-vozes da pesquisa defenderam que a descoberta dará pistas sobre quais medicamentos podem ser usados contra a Covid-19 e ainda ajudar no desenvolvimento de vacinas.
Foi pensando nisso que os autores disponibilizaram as informações obtidas no estudo para mais de 300 equipes de pesquisa ao redor do mundo. Segundo os cientistas, o intuito é impulsionar os esforços científicos de profissionais que, assim como eles, estão correndo contra o tempo para encontrar uma medicamento ou uma imunizante eficaz contra o Sars-CoV-2.

Fonte: Galileu.com

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish