Como congelar carnes
Com o congelamento adequado das carnes podemos facilitar nosso dia a dia de várias formas, como, evitando o consumo de comidas empacotadas ou fast food devido ao curto tempo de almoço, então, ter uma carne preparada no congelador é um adianto para nossos dias corridos. Outra economia que podemos fazer é diminuir nossas idas ao mercado, assim evitamos que gastamos mais sem necessidade.
O primeiro passo é separar as carnes que serão consumidas em até, no máximo, dois dias. Essas podem ficar na geladeira, sem nenhum problema. Podendo deixar temperadas ou não. As demais deverão ser congeladas, podendo ser cruas ou cozidas. Mas para isso devemos nos organizar da seguinte forma:
Antes de congelar, separe as carnes em porções pequenas que serão feitas para a refeição do dia em bifes, tiras ou moídas, pois facilita na hora do descongelamento. Colocá-las em sacos próprios e tirar o máximo de ar que conseguir para durar mais tempo. Se for congelar as carnes cruas, é melhor que congele sem tempero e tempere na hora do preparo.
Também pode-se congelar porções pequenas de carne moída já pronta de forma “sequinha” ou para como molho em outra preparações, como por cima do macarrão. Almôndegas também são uma ótima opção e podem ser congeladas cruas ou prontas, com molho ou sem.
Em formatos de hambúrguer seria outra opção para um almoço ou jantar, pois é rápido o processo de descongelamento.
Essas carnes, no congelador, têm a duração de seis meses ou até mais quando fazemos o processo de congelamento adequado.
Não esqueça de etiquetar as sacolas com o nome das carnes e a data do congelamento. Além de ficar um freezer organizado e bonito, ajuda na identificação e qual tem que ser usado primeiro.