Política

Serra, o que há por trás da maquiagem

Tentar ganhar uma eleição a todo custo, mesmo que isso signifique enganar a população, é muito duro. Isso vem acontecendo no município da Serra. O prefeito Audifax Barcelos, há meses, se utiliza da máquina pública para impressionar os munícipes nesses dias que antecedem o pleito eleitoral em 15 de novembro.
Bem ao seu estilo, o município vem sendo “maquiado” com sinalizações viárias por todo lado. Na periferia isso pode até enganar alguns, mas em áreas “nobres”, meu “amigo”, isso não vai funcionar. Como morador de Bairro de Fátima há 40 anos, hoje (8) pela manhã, ao sair para minha pedalada matinal, deparei-me com uma sinalização na minha rua que, além de malfeita e mal planejada, reflete muito bem o desespero de tentar fazer o seu sucessor de qualquer forma.
Durante esses 2.920 dias que esteve à frente do município, o atual prefeito nunca se preocupou em sinalizar as ruas transversais da Grande Bairro de Fátima e outras comunidades do município, por que só agora?
Considero isso uma afronta, mas vindo de quem acompanho, à distância, não é novidade. Cego pela arrogância, não tem a sensibilidade de enxergar que o povo não está morto, pode até se fazer de morto, mas mostrará sua vitalidade em novembro. Toda ação corresponde a uma reação. O município encontra-se engessado desde que atual gestão assumiu em 2012 e as poucas vezes que teve a oportunidade de fazer diferente optou pela vingança política.
Uma moradora que não quis se identificar, disse que o objetivo desse gasto desnecessário é a eleição de novembro. “Quanto tempo o bairro está jogado às traças, a quadra esportiva se acabando e agora fazem um serviço de madrugada, acordam pessoas que trabalham durante o dia, para fazer uma sinalização sem nenhuma efetividade”, reclama.
A moradora Marizete Valim Ladeira, moradora há 40 anos do Conjunto Carapina que estava saindo para o trabalho, disponibilizou um tempinho para falar com a nossa reportagem. Segundo ela a política hoje é um meio de negociação. “Ninguém faz nada para ninguém, essa demarcação malfeita é mais uma jogada eleitoreira. Por que não fez isso antes?”, questionou acrescentando que existem áreas e bairros no município que precisam do básico e não têm. “O município tem muitos bairros que precisam, esse dinheiro que foi gasto com essa porcaria que não tem serventia, poderia ser destinado para bairros como Cantinho do Céu, Jardim Carapina, Sovaco da Cobra ou Jardim Tropical, eles sim, precisam”, alertou
Outro morador que também preferiu não se identificar, disse que a engenharia responsável pela demarcação não planejou o serviço da forma adequada. “O lado da rua que foi demarcado está errado e se foi feito errado, com certeza, gerará mais despesa para os cofres do município porque esse tipo de serviço não é nada barato”.
A triste conclusão disso tudo, é saber que o prefeito, formado em uma universidade pública federal, além de receber um ótimo salário, subestima e explora uma população que deveria ser melhor assistida, mas que, infelizmente, não tem acesso aos serviços básicos simplesmente por luxo, ganância e sede de poder de um agente público.

Como economista, não colocou em prática o que deveria ter aprendido nos bancos da universidade sobre a importância dos micros e pequenos empresários que desempenham um papel fundamental para o crescimento de qualquer economia de qualquer país. Na Serra não é diferente, os pequenos negócios, mesmo com a falta de incentivos e programas municipais, ajudam o município com criação de empregos, geração de renda para a população e promovem a redução das desigualdades sociais.
Finalizo me despedindo do senhor e sua equipe. A ordem nesse resto de mandato é responsabilidade, estamos atravessando um momento delicado e de muitas incertezas. Aqui na Serra, ou em qualquer outra parte do País, não há espaço para aventureiros e egocêntricos, os tempos são outros! Se for por falta de adeus, espero que para onde quer que vá, que compre o bilhete só de ida.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish