Geral

Tem pouco tempo para ficar com seu cão? Escolha uma raça menos apegada

Texto: Aline Doano

Se você passa muito tempo fora de casa, mas tem vontade de ter um cachorro, esteja atento à escolha da raça. Assim como existem cães com natureza afetiva, outras raças são mais independentes e não se importam de ficarem sozinhas por muito tempo.
Vale ressaltar que, apesar de serem menos apegadas, as raças que lidam bem com a solidão também precisam de um tempo de qualidade com humanos (e outros cachorros) e de praticarem atividades físicas. Então, se quiser ter um cachorro, o recomendado é que tenha tempo para se dedicar a ele. Abaixo, seguem algumas referências de raças mais independentes e suas peculiaridades.

Chihuahua

Apesar da fama de agressivo, o Chihuahua é bastante apegado à família e uma raça muito independente. Se sua escolha for um Chihuahua, adote outro cão para que um faça companhia para o outro. Assim, você vai ter um Chihuahua muito mais feliz e menos agressivo.

Basset

(Foto: Jooinn)

Sem dúvidas, a raça mais preguiçosa da lista. O Basset dorme bastante, adora crianças, é familiar e um caçador de insetos de primeira. Com essas características, o Basset vai ficar bem calminho enquanto estiver sozinho, e a tendência é que ele fique ainda mais sossegado quando envelhecer.

Maltês

(Foto: Dreamstime)

Apesar da pelagem comprida e abundante, o Maltês possui pelos hipoalergênicos e que caem pouco. Alguns exemplares podem sofrer de ansiedade de separação, mas no geral eles ficam bem sozinhos. O que você precisa é de preparar uma bela recepção para ele quando chegar em casa e dar bastante atenção nos momentos juntos.

Bulldog Francês

Filhote de Buldog Francês (Foto: Pinterest)

Essa raça é de pouca atividade, dorme bastante e não pede tanta atenção, ou seja, se vira muito bem sozinho e não se importa em passar o dia cochilando enquanto espera você chegar do trabalho. O Bulldog Francês é um cão de companhia e seu tamanho é ideal para apartamentos e pequenas residências. Algumas caminhadas por dia são suficientes para manter seu francês saudável e feliz.

Lhasa Apso

(Foto: Pixabay)

O Lhasa não sofre de ansiedade de separação, e é um cachorro bastante independente. Se adapta bem em um ambiente de apartamento e não se importa de ficar sozinho por muito tempo. O adestramento desta raça é indicado para tornar a rotina mais fácil.

Chow Chow

(Foto: PetLove)

Essa raça reservada e independente vem ao dono quando ele quer um pouco de amor e vai embora quando termina. Isso o torna perfeito para uma casa com proprietários que não estão sempre por perto. Eles são extremamente leais à família e precisam ser socializados desde cedo. Eles se dão bem em apartamentos, pois não precisam de muito exercício, mas o passeio pelo menos uma vez por dia é indispensável.

Pug

(Foto: Reprodução)

Nosso último doguinho da lista dos independentes é um viciado em televisão consumado! O Pug geralmente tem pouca ansiedade, e é muito preguiçoso, sendo assim uma excelente opção de doguinho com baixa ansiedade de separação, pois as chances são de que, quando você chegar em casa, ele esteja no sofá exatamente onde você o deixou.
Uma dica pra distrair seu cachorro é sempre deixar brinquedos e atrativos pra ele ter o que fazer no tempo que fica sozinho, então, tenha sempre pra oferecer pra ele alimentos de roer como orelha, chifres, cascos e também osso bovino arredondado, que deve ir ao freezer por algumas horas para matar possíveis bactérias. Ossos e brinquedos de nylon também ajudam bastante a curar o tédio dos solitários.

Aline Doano
Jornalista — SRT/ES 2313
“Idealizadora do canal do YouTube Mundo dos Cachorros”

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish