Educação

Aulas presenciais em Vitória serão retomadas com protocolos na segunda-feira (01)

Salas de aula estão com carteiras distanciadas umas das outras e também com marcações no piso

Atenção para a chamada! Após quase um ano longe das salas de aula, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e de todas as séries da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam presencialmente às escolas nessa segunda-feira (1º de março).
As turmas serão divididas em grupos. Nesta primeira semana, os estudantes do grupo “laranja” estarão nas escolas, enquanto os do grupo “azul” ficarão em casa. Na semana seguinte, eles invertem. Essa organização está sendo feita por cada escola e de acordo com a necessidade de cada turma, para respeitar a capacidade das salas em receber os estudantes e manter o distanciamento de 1,5 metro.
“Estamos empenhados para que o retorno às escolas seja feito de forma respeitosa, com atenção e com uma nova rotina de cuidados, que são os protocolos de segurança. Não tem nada de novo, precisamos usar a máscara cobrindo o nariz e a boca, higienizar as mãos com álcool em gel e lavar bem com água e sabão. A escola segura depende de todos: dos profissionais, dos estudantes e também das famílias”, destacou Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória.
A partir do retorno presencial dos estudantes, será feita uma avaliação diagnóstica das aprendizagens em relação ao ano passado. A flexibilização e a conexão dos programas de 2020 e 2021, chamada currículo contínuo, são as estratégias adotadas pela rede de ensino de Vitória como um caminho possível para garantir a aprendizagem dos estudantes.
Essa flexibilização permite que os objetivos de aprendizagem que não puderam ser contemplados em 2020, ou que precisam ser aprofundados, sejam retomados no primeiro trimestre deste ano.
Após o encerramento das vistorias técnicas, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) verificou que duas escolas de ensino fundamental ainda estão passando por obras de reparo e não estão em condições, ainda, de retornar presencialmente na segunda-feira. A Emef Alberto de Almeida, em Santo Antônio, tem previsão de retorno presencial para o dia 8 de março. Já a Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, em Maria Ortiz, devido a atrasos na intervenção iniciada ainda no ano passado, deverá retornar às aulas presenciais somente no dia 5 de abril.

Calendário

O retorno das atividades presenciais está condicionado ao Mapa de Risco divulgado pelo Governo do Estado, que permite aulas presenciais em cidades consideradas em risco baixo ou moderado.

Veja o calendário na rede municipal de ensino:

• 22 de fevereiro: retorno das aulas para todos os alunos da rede, Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em modelo remoto emergencial, por meio do AprendeVix.
• 1º de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e das turmas da EJA.
• 15 de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).
• 29 de março: retorno presencial das turmas da Educação Infantil, grupos 5 e 6.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish