Volvo Cars será totalmente elétrica até 2030
Para fabricante, não há futuro a longo prazo para carros com motor de combustão interna
Há três anos, a Volvo Cars anunciou que colocaria a eletrificação no centro de seus negócios. Agora, firma o compromisso de tornar-se uma fabricante de carros totalmente elétricos até 2030. A transição para isso vem ocorrendo aos poucos. Atualmente, qualquer modelo da marca possui uma versão híbrida, por exemplo.
Segundo a companhia, o intuito é reduzir a pegada de carbono do ciclo de vida por carro, o que é uma forte demanda de organizações da sociedade civil e instituições comprometidas em reverter a crise climática.
“Não há futuro a longo prazo para carros com motor de combustão interna”, afirma Henrik Green, vice-presidente sênior de tecnologia da Volvo Cars. “Estamos firmemente comprometidos em nos tornarmos um fabricante de carros exclusivamente elétricos e a transição deve acontecer até 2030. Isso nos permitirá atender às expectativas de nossos clientes e ser parte da solução para combater as mudanças climáticas”.
Mas, o ponto central é que a empresa prevê a redução drástica do mercado de carros com motor de combustão e, portanto, de seus lucros. Ainda que a adesão aos automóveis elétricos esbarre em diversos empecilhos, é certo que o caminho não tem volta. “Em vez de investir em um negócio que está encolhendo, optamos por investir no futuro — elétrico e on-line”, salienta Håkan Samuelsson, presidente-executivo.
Outro ponto que está sendo considerado é a “expectativa de que a legislação, bem como uma rápida expansão da infraestrutura de recarga de alta qualidade acessível, acelere a aceitação do consumidor de carros elétricos”.
Em nota à imprensa, a Volvo também anunciou que a estratégia é apostar nas vendas on-line. Todos os modelos totalmente elétricos serão disponibilizados on-line.
Novos modelos elétricos
No segundo semestre de 2021, a Volvo lançará no Brasil seu primeiro carro totalmente elétrico: o XC40 Recharge. O modelo foi exposto, em outubro de 2020, na Avenida Paulista (SP) durante o projeto Experience Lab.
Outro modelo é o C40 Recharge: primeiro da história da marca concebido exclusivamente como elétrico. Este ainda sem previsão de chegada ao Brasil.
Fonte: CicloVivo