Educação

Alunos da Rede Estadual podem concluir Avaliações Diagnósticas até o próximo dia 09 de abril

A Secretaria da Educação (Sedu) faz a última chamada para as Avaliações Diagnósticas e estende o prazo para até o próximo dia 09 de abril. As avaliações continuam disponíveis por meio digital na plataforma Google Sala de Aula ou pelo Aplicativo EscoLAR. O link da avaliação está disponível na sala de aula do estudante.
Os alunos que, por algum motivo, ainda não realizaram o exame em formato digital, poderão fazê-lo em formato impresso, como as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP). Dessa forma, a escola irá organizar a disponibilização e posterior inserção das respostas (formato impresso) na plataforma, de forma a atender ao prazo determinado.
A avaliação é um ato pedagógico, pelo qual, mediante seus resultados, os estudantes tomam consciência de sua progressão na aprendizagem e de suas necessidades. Ao mesmo tempo, os professores a utilizam como subsídio para tomar decisões, avaliar sua própria prática, e buscar outras formas de planejamento, conteúdos, estratégias e maneiras de abordar os contextos, visando a oferecer novas possibilidades de aprendizagem.
Além disso, a Avaliação Diagnóstica possibilita realizar o levantamento da situação do aluno em relação às aprendizagens adquiridas e ao currículo proposto, identificando as possíveis defasagens no aprendizado. A partir dessas análises, é possível ter uma melhor compreensão da turma em relação às habilidades e pré-requisitos necessários à continuidade do processo educativo. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica orienta o trabalho docente, sendo, portanto, extremamente importante para a retomada do ano letivo.
As Avaliações Diagnósticas 2021 foram elaboradas pela Sedu, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), com base no Currículo do Espírito Santo (Educação Infantil e Ensino Fundamental) de 2018 e no Currículo Básico Escola Estadual (Ensino Médio) de 2009.

Fonte: Sedu

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