Isotônico feito em casa? Veja três receitas para ajudar seu bolso
Você sabe da importância de um isotônico para ajudar na reposição de eletrólitos perdidos no suor, mas não quer gastar muito? Temos a solução!
Quando praticamos alguma atividade física, perdemos muitos minerais, além de água, no suor. E fazer a reposição desses eletrólitos é muito importante. Por isso, muitos apostam nos isotônicos.
Eles são facilmente encontrado nos mercados, contudo, podem ter um preço até mais salgado do que o próprio suor! Para evitar que você fique ‘suando frio’ e mesmo assim reponha o que foi perdido, temos três receitas de isotônicos feitos em casa, que a nutricionista Talitta Maciel preparou. Além de economizar, você ainda fica livre de conservantes e corantes. Então, está esperando o que para conferir?
- Isotônico cítrico
- 250 ml de suco de limão, laranja e acerola: Eles são ricos em potássio, auxiliam na reposição de eletrólitos perdidos com o suor, fornecem vitamina C, que auxilia na imunidade. Por fim, ainda possuem frutose, que ajuda na reposição de carboidratos perdidos durante o exercício.
- Uma colher de sopa de melado de cana: O melado possui minerais como potássio, selênio, cálcio, ajudando a repor os eletrólitos. Além disso, é fonte de carboidratos e ajuda a repor a energia consumida por músculos e fígado (glicogênio). Os minerais presentes no melado ajudam na contração muscular e, por isso, ele é um ingrediente essencial nesse isotônico.
- Uma colher de chá de sal: atua na reposição de sódio, principal mineral perdido durante o exercício.
- 50 ml de água gelada
Coloque os ingredientes em uma garrafa e agite bem.
- Isotônico relaxante
- 500 ml de água.
- 5 colheres de sopa de açúcar demerara: o açúcar demerara possui vitaminas do complexo B, que atuam na recuperação muscular, além de potássio e carboidratos.
- Uma colher de café de sal, pois ele atua na reposição de sódio, principal mineral perdido durante o exercício.
- Um maracujá médio (polpa): a fruta apresenta boas quantidades de sais minerais — cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B. Além disso, contém antioxidantes que ajudam na recuperação do estresse oxidativo causado pelo exercício.
Por fim, misture bem em uma coqueteleira e beba bem gelado.
- O mais refrescante
- Suco de um limão: o primeiro ingrediente desse isotônico é rico nas vitaminas A, C e do complexo B, possui antioxidantes que auxiliam na recuperação muscular, minerais, entre eles potássio, cálcio, magnésio, iodo, cobre e silício.
- Uma colher de sopa de mel: fonte de frutose, glicose e sacarose, o mel ajuda a repor instantaneamente a energia.
- Uma colher de café de sal.
- 500 ml de água gelada.
- Uma colher de chá de gengibre em pó, pois ele é um potente antioxidante e anti-inflamatório.
- 10 folhas de hortelã: a hortelã possui sais minerais, potássio, sódio, magnésio e fósforo. Além disso, é rico em vitaminas C, D e B, antioxidantes que auxiliam na recuperação pós-exercício.
Por fim, misture todos os ingredientes em uma garrafa e consuma ainda gelado.
Fonte: Terra