Kickboxing
Adival Júnior, professor de kickboxing, em determinados horários dá aula no calçadão de Jardim Camburi, em dupla ou trio, falou sobre as características da modalidade para o Fatos & Notícias. O esporte é praticado com movimentos de socos, chutes e joelhadas e o round dura entre dois a três minutos. A modalidade vem sendo difundida como forma recreativa, não como luta em si e trabalha o corpo todo, sendo uma boa opção para quem corre de academia.
“As aulas são tanto para alongamento, trabalho de mobilidade e aquecimento, mas sempre agregadas à luta… Vai de acordo com o objetivo do aluno. Têm alunos que buscam mais a parte da luta, aprender a técnica, que é também uma forma de autodefesa, e tem a galera que busca mais como atividade, perder peso e buscar uma válvula de escape, desestressar mesmo. Oportuniza você fazer uma atividade física de forma lúdica, é bem bacana”, disse o professor.
Para Maria Eduarda, estudante de Direito, falou que o kickboxing é uma forma de desestressar, “eu que passo o dia estudando, fico ansiosa para chegar o dia de treinar para aliviar a mente”, afirma.
O Kickboxing surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, quando os caratecas tradicionais estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pé e mão para que os contatos fossem permitidos, só que com pouco risco de lesão.