Cultura

Obra sobre “Choro” é relançada em comemoração aos 150 anos do estilo musical

“Choro — Do quintal ao Municipal”, de Henrique Cazes, aborda a criação do gênero durante o Brasil Colonial

Criado durante o Brasil Colonial, o gênero musical choro completa, este ano, 150 anos. Conhecido popularmente como chorinho, o estilo é marcado pelo uso de instrumentos típicos, como piano, violão de sete cordas, violão tenor, bandolim, cavaquinho, flauta, flautim, clarinete, clarone, saxofones, trompete, trombone, bombardino, tuba, pandeiro, reco-reco e caixeta.
De acordo com o portal G1, embora este gênero esteja em desenvolvimento desde os anos de 1840, ele surgiu oficialmente por volta da década de 1870, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os primeiros conjuntos surgiram nos quintais dos subúrbios cariocas, e logo estabeleceu a música da virada do século 19 para o século 20. Mais tarde, com a popularização do rádio, o estilo ganhou destaque nacional.

Choro — Do quintal ao Municipal, de Henrique Cazes (Foto: Divulgação/Editora 34)

Sua história é contada na obra “Choro — Do quintal ao Municipal”, lançada originalmente em 1998, pela Editora 34. A nova edição, recém-lançada pela mesma editora, conta com um novo posfácio, chamado “150 anos e muito futuro pela frente”.
Escrito pelo arranjador, compositor e produtor musical carioca Henrique Cazes, o livro trata-se de uma discografia completa do gênero musical que completa 150 anos em 2021. “Choro — Do quintal ao Municipal”, é um livro fundamental para todos os admirados da música brasileira e, claro, da história nacional.

Fonte: Aventuras na História

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish