Obra analisa o contexto histórico do complexo de inferiorização dos brasileiros
“Complexo de vira-lata: Análise da humilhação brasileira”, de Marcia Tiburi, investiga a origem colonial deste processo institucionalizado
Recém-lançada pela Editora Civilização Brasileira, a obra “Complexo de vira-lata: Análise da humilhação brasileira”, da filósofa e feminista Marcia Tiburi, apresenta uma discussão filosófica profunda sobre o complexo de inferiorização dos brasileiros com relação a outros países considerados de “primeiro mundo”.
De acordo com a renomada escritora, tal fato está diretamente ligado ao contexto histórico do Brasil. A partir de uma análise concisa, a autora compreende que o sentimento de humilhação e inferiorização nacional é uma práxis. Isto é, ao mesmo tempo que é uma ação, também é uma produção mental e emocional.
Com origem colonial, este sentimento perdura até os dias de hoje. Conforme a análise da autora, este sentimento é a base da guerra de classes, entre ricos e pobres, sustentando a submissão de classes menos favorecidas.
Dentre as questões analisadas pela filósofa, ela reflete sobre o roubo de identidade indígena, a escravidão e a relação de apagamento do colonizador com os colonizados. A partir de estudos de psicanálise, história e literatura, Marcia Tiburi consegue trazer à tona a origem do que ela chama de “humilhação brasileira”.
Por meio de uma linguagem simples e acessível, a especialista busca romper com este “complexo de vira-lata” e explica que este processo não é um sentimento recente, mas sim uma construção histórica enraizada na sociedade brasileira desde o período colonial.
Este livro trata-se de obra fundamental para quem busca estimular o pensamento crítico e compreender as origens históricas de assuntos atuais.
Fonte: Aventuras na História