Gastronomia

Limão taiti e siciliano: saiba para o que usar cada um e como escolher

Você sabe escolher limão na feira ou no supermercado? A primeira tarefa é decidir entre o taiti e o siciliano. Enquanto o primeiro é verde, tem casca fina e costuma ser usado para fazer sucos, o segundo tem sementes e casca grossa amarelada.
Perfumado, ele é favorito dos chefs de cozinha, mas costuma ser mais difícil de encontrar. De acordo com Jefferson, produtor parceiro da Liv Up, o cultivo do limão-siciliano tem algumas especificidades, como a temperatura abaixo de 26ºC, e por isso apresenta um preço superior.
Feita a primeira escolha, é hora de observar a aparência ideal de cada fruta para garantir exemplares cheios de suco.

Veja as dicas do produtor

Limão-siciliano: amarelinho e cheio (Foto: Getty Images/iStockphoto)

O limão-taiti verde-escuro e brilhante chama a atenção, mas os mais claros, que já estão perto de um tom mais amarelado, têm maior garantia de ter suco. Só não exagere: amarelo que chega no creme é sinal de limão velho.

O limão-siciliano fresco, que tem mais chances de ter suco, é amarelo. Ao passar da cor amarela para a laranja, está entrando em estado de putrefação.

Quanto à textura, é importante prestar atenção se o limão está cheio e ao mesmo tempo mole. Tanto para o siciliano quanto para o taiti, isso é sinal de que terá suco no interior. Se estiver muito duro, a chance de estar seco é grande — vale evitar.

Limão-taiti: verde-escuro chama atenção, mas suco está nos exemplares levemente amarelados (Foto: Ezequiel Ferreira/Getty Images/EyeEm)

Fonte: UOL

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish