Educação

Startup brasileira ensina mandarim a 36 mil alunos em cinco anos

Aprender um idioma geralmente está na lista de desejos das pessoas. Seja por que é importante para o trabalho, para facilitar uma viagem ou mesmo por que o som parece lindo. Hoje, o mandarim, idioma da China, é o segundo idioma mais falado no mundo por não nativos – ficando só atrás do inglês. Na onda do sucesso da língua, a startup brasileira de ensino de mandarim, Pula Muralha — fruto de um canal do YouTube de sucesso — o maior comandado por uma chinesa — tem curso gratuito do idioma.
Desde 2016, a empresa oferece o maior curso on-line de mandarim do País, e já atendeu, no módulo inicial gratuito, de 28 dias, cerca de 36 mil alunos. O número dos matriculados nos módulos seguintes é de cerca de seis mil, um número elevado se comparado a outros cursos de idiomas tradicionais.
Um estudo da Universidade de Dusseldorf, na Alemanha, aponta a língua como terceira no ranking, à frente de idiomas tradicionais como espanhol e alemão. Dados do HSK (Exame de proficiência em língua chinesa) apontam que, só em 2019, foram sete milhões de pessoas prestando o exame.
Já os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que somente 5% da população brasileira têm conhecimento da língua inglesa, sendo que menos de 3% são fluentes. Mas, em termos de busca pelo aprendizado, a busca por cursos de idiomas na modalidade EAD cresceu 59% em 2020 — e a expectativa é que a estimativa de crescimento em inscrições nesses cursos em 2021 gire em torno de 40%. Um dos fatores que impacta neste aumento é o cenário atual de desemprego e a busca por turbinar o currículo.
A edtech ‘Pula Muralha’ é comandada pelo casal Si Liao (“Chinesa da China mesmo”, como ela gosta de se apresentar) e Lucas Brandt. O curso chega a quase 380 municípios do País e do mundo. Ana Paula, que finalizou recentemente sua graduação em jornalismo, e optou por estudar chinês no final de 2020, entrou no curso por uma questão profissional. Na empresa em que trabalha atualmente, ela lida com um público vasto, e percebeu que aprendendo uma nova língua, essa comunicação interna poderia facilitar o seu lado.

Para Ana Paula, “o mandarim abre muitas portas, não só no mercado de trabalho, mas também na graduação, mestrados, viagens, amplia o nosso leque de opções”.
A China tende a se tornar a maior economia do mundo muito em breve e, com isso, suas principais fontes empresariais estarão infundadas por todo o território mundial, que já é um movimento que podemos perceber. Além disso, o país oriental é o maior parceiro comercial do Brasil no momento.
Com a atenção dada a China depois da popularização do TikTok e também por conta da pandemia, a busca pelo aprendizado de chinês aumentou muito — só em 2020, a Pula Muralha cresceu 140% e duplicou o número de alunos durante o ano.

Saiba mais através do site oficial.

Fonte: MSN Notícias

Luzimara Fernandes

Luzimara Fernandes

Jornalista MTB 2358-ES

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