Cultura

‘Vila Sésamo’: Curiosidades sobre o programa infantil

Há 52 anos, o programa infantil ia ao ar pela primeira vez nos EUA; no Brasil, estreou na tela da TV Cultura em 1972

Na quarta-feira (10), fez 52 anos que o programa infantil ‘Vila Sésamo’ foi ao ar pela primeira vez. A atração de origem norte-americana foi adaptada para o Brasil e estreou no país em 12 de outubro de 1972, no Dia das Crianças, na tela da TV Cultura. Veja abaixo cinco curiosidades sobre ‘Vila Sésamo’.
Diferente de sua versão original dos EUA, chamada de “Big Bird”, o personagem principal da atração, o pássaro Garibaldo, era azul ao invés de amarelo. A mudança de coloração aconteceu porque no começo dos anos 70 a maioria dos televisores dos brasileiros ainda funcionava nas cores preto e branco.

Garibaldo Azul (Foto: Divulgação)

A alteração na cor melhoraria a visualização do pássaro, que seria visto em tons de cinza.
De acordo com o escritor Rodrigo Bernardes, as crianças que atuavam no programa vinham de famílias carentes. Elas participavam da produção sendo elas mesmas nas gravações, sem seguir nenhum roteiro.

Sônia Braga e Garibaldo (Foto: Divulgação)

A estrela brasileira do cinema e TV Sônia Braga, de ‘Gabriela, Cravo e Canela’, ‘Dona Flor e Seus dois Maridos’, ‘O Beijo da Mulher Aranha’ e ‘Bacurau’ fez parte da primeira geração de Vila Sésamo na televisão brasileira. Este foi um dos primeiros papéis dela nas telinhas.
Sônia interpretava a Professorinha Ana Maria. Pelo papel, ela ganhou o ‘Prêmio Helena Silveira’ na categoria de ‘Revelação Feminina’.
Jim Hanson, criador do “Big Bird”, já chegou a afirmar que o Garibaldo brasileiro, interpretado pelo ator Laerte Morrone, era “o mais divertido das produções mundiais”.

Fonte: cultura.uol.com.br

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish