Bem-estar

Sono preditivo: a maneira como você dorme pode ser um sinal de colesterol alto

O colesterol alto é causa de doenças graves, como hipertensão, ataques cardíacos e derrames; no entanto, especialistas dizem que analisar os padrões de sono pode ser um sinal de alerta precoce. Uma grande porcentagem da população adulta do Ocidente sofre de pressão alta e colesterol, que muitas vezes não são diagnosticados até que surjam problemas mais graves. Para saber seus níveis de colesterol, você precisa fazer um exame de sangue, mas os pesquisadores revelaram que observar seus padrões de sono é uma ótima maneira de descobrir esse assassino silencioso.
Na verdade, de acordo com um estudo de 2014, há uma ligação entre os padrões de sono e o colesterol alto; a equipe descobriu que a dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo pode muitas vezes ser um sinal precoce de níveis elevados de colesterol.

Quais são os perigos do colesterol alto?
O colesterol alto pode causar vários problemas de saúde, como doenças cardíacas e ataques cardíacos. Embora seja necessário construir células e produzir hormônios no corpo, muita gordura pode ser perigosa. Os níveis elevados de colesterol causam o desenvolvimento de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos e, à medida que crescem, podem causar o estreitamento das artérias, interrompendo o fornecimento de sangue ao coração e ao cérebro. Às vezes, esses depósitos também podem se romper e causar um coágulo, geralmente a principal causa de ataque cardíaco, derrame ou ataque isquêmico transitório (AIT), conhecido como miniderrame.

Como reduzir o colesterol com dieta
Uma dieta saudável e equilibrada pode prevenir níveis elevados de colesterol; Por exemplo, é bom substituir os alimentos ricos em gorduras saturadas por aqueles que contêm gorduras insaturadas, como sementes de abóbora, abacate, amêndoa, caju e nozes em geral. Da mesma forma, é aconselhável ficar de olho na ingestão de gorduras trans artificiais encontradas em alimentos processados, como biscoitos e bolos.
Além disso, é recomendável comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia junto com alimentos ricos em fibras, como pão integral, legumes e cereais. Até mesmo as técnicas de cozimento podem afetar os níveis de colesterol, portanto, evite métodos de cozimento que exijam o uso de muitas gorduras, como fritar, e você prefere cozinhar no vapor ou na fervura.
Além da alimentação, lembre-se que um estilo de vida saudável e ativo também é a primeira regra para uma vida melhor e saudável; consequentemente, dedique pelo menos 30 minutos por dia à atividade física, desde caminhar até correr ou andar de bicicleta.

Fonte: GreenMe

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish