Economia

Especialista em negócios indica quatro ações para garantir um bom ano nas empresas

Revisão de preços e planejamento estão entre as atitudes recomendadas para serem tomadas ainda em janeiro, recomenda Gláucio Siqueira

Apesar de muita gente estar curtindo as férias, o primeiro mês do ano é de muito trabalho para os empreendedores. Gláucio Siqueira, consultor empresarial e especialista em Empreendedorismo, destaca que o período é o ideal para realizar ações necessárias para garantir os resultados ao longo do ano, independente do tamanho ou segmento de atuação.

“O primeiro passo é planejar os primeiros cem dias do ano, colocar metas a serem atingidas. Essa é uma estratégia para, ao final desse período, avaliar o que está sendo feito de maneira adequada e o que precisa melhorar. Além disso, começar o ano com metas e objetivos é fundamental para dar uma direção à empresa e aos funcionários, nada de deixar o ‘barco à deriva’ ou ser um refém do acaso”, destaca.

A segunda atitude fundamental para ser realizada em janeiro é a organização e limpeza do ambiente de trabalho. Descarte o que não será usado e organize a empresa. “Essa dica vale também para arquivos eletrônicos. Faça o backup para evitar a perda de dados e garantir a segurança das informações do último ano. O ideal é programar esse backup periodicamente”, aconselha Gláucio.

Professor Gláucio Siqueira, especialista em Gestão Estratégica (Foto: Divulgação)

“Neste começo de ano aproveite para repensar o time de funcionários. É a hora de desligar da empresa quem já não tem mais lugar na equipe. Ao colocar na ponta do lápis, manter um profissional de baixo nível é mais custoso para a empresa do que a demissão, porque ele pode demandar atenção e tempo adicional da chefia, bem como prejudicar a operação e a relação com o cliente”, analisa.

Por fim, o consultor empresarial recomenda a revisão de preços dos produtos ou serviços ainda no início de 2022. Gláucio elenca alguns indicadores que devem ser levados em consideração: mercado; concorrência; seu histórico de preços e também o planejamento de ofertas ao longo do ano. “É um erro pensar que apenas baixar os preços é a solução para melhorar a competitividade”, ressalta o consultor empresarial.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish