Política

Eleição chapa quente na Câmara Municipal de Fundão

Vereadores se revoltam com ato de autoritarismo do presidente da Câmara

Em sessão tumultuada, a Câmara de Vereadores de Fundão teve mais um caso bem característico da sua história. É que a eleição da nova mesa diretora para o Biênio 2023-2024, que aconteceria nesta terça-feira (15), acabou não ocorrendo em decorrência da retirada da pauta, sem nenhuma justificativa jurídica, minutos antes da votação, segundo vereadores da chapa concorrente.
Segundo o vereador Romenique Borges (Cidadania), a eleição da nova diretoria estava prevista para acontecer nesta terça-feira (15), porém foi retirada de pauta aos 45 minutos do segundo tempo, logo após o registro da segunda chapa composta pelos vereadores Félix Tesch (Republicanos), Marcos Guilhermino (Republicanos) e Aélcio Peixoto (Pode).

Para o vereador Romenique, o presidente recebeu informações de que a chapa concorrente teria a maioria e, por isso, agiu de forma autoritária, sem parecer jurídico e nenhum motivo que justificasse tal atitude. Antes de abandonar o plenário, Romenique solicitou que o ato do presidente, ao qual qualificou como abuso de poder, fosse registrado em ata, encaminhado à comissão de ética da Casa e oficiado o Ministério Público.
O vereador Aelcio disse que a eleição foi convocada pelo presidente, Sandro Lima. “Já estava na pauta, mas foi retirada alguns minutos antes, sem nenhuma justificativa. Protocolamos a nossa chapa faltando 20 minutos antes do prazo de encerramento, às 16h”.

Os vereadores apoiadores da nova chapa: Paulinho Cole (Cidadania), Félix Tesch (Republicanos), Vilcimar Corrêa (PDT), Aelcio Peixoto (Pode), Romenique Borges (Cidadania) e Marcos Guilhermino (Republicanos) em ato de resistência e protesto, se retiraram da sessão.

O que disse o presidente
O presidente disse que estaria infringindo o art. 118 do Regimento Interno que diz que as matérias, para serem incluídas na Ordem do Dia e votadas, precisam de, pelo menos, 48 horas de antecedência.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish