Educação

Projeto envolve estudantes e famílias na literatura infantil, em Vitória

Desenvolver hábitos de leitura, estimular a criatividade e aprimorar as habilidades de interpretação de texto e oralidade. Esses são os objetivos do projeto “Ciranda do Livro”, desenvolvido com as crianças do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares, em Resistência.
Tudo começou com uma contação de história do livro “Girafinha Flor faz uma descoberta”, da autora brasileira de literatura infantil, Therezinha Casasanta. Encantados com a história, os próprios estudantes pediram para a professora que fosse feita uma apresentação de teatro, em que pudessem contar a história para os colegas das outras turmas.
Vestidos a caráter, eles deram vida aos personagens da história e presentearam os colegas com uma apresentação digna de aplausos. A iniciativa condiz com a história do livro, pois ao longo da trama a Girafinha aprende superar desafios e faz novos amigos, sempre respeitando a diferença entre eles.

“Eu narrei a história, é muito legal ler para todos, acho que todos se divertiram”, contou a estudante Sophia Quintino, do 3º ano. Já o Heitor contou que foi uma experiência única. “Foi muito legal levar a história para todos, esperamos que todos eles tenham gostado”.

Ciranda do Livro

Projeto Ciranda do Livro, desenvolvido na Emef Ronaldo Soares (Foto: Divulgação)

Com a abertura do projeto, agora os estudantes levarão uma “pasta literária” para casa, com livros de literatura infantil, selecionados pela equipe da escola. A ideia é que eles compartilhem os momentos de leitura com as famílias. Inclusive, uma das etapas do projeto será convidar mães, pais ou responsáveis dos estudantes para ir à escola e contar as histórias que conheceram em casa.
O projeto é coordenado pelas professoras Jucélia Rizzi e Andressa Teixeira, com apoio da estagiária Ana Karolina Santos, da pedagoga Cristiele Ferreira e da coordenadora Kize Balarine.

“Pensamos na perspectiva de que eles despertem ainda mais o prazer pela leitura, além de desenvolver uma boa compreensão textual. Além disso, os estudantes e as famílias podem ter contato com diversos gêneros textuais de forma prazerosa”, ressaltou a pedagoga da unidade de ensino, Cristiele Ferreira.

Fonte: PMV

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish