O Partido Político no Brasil
A evolução dos partidos e do sistema político e eleitoral brasileiro, decorrente de todo esse processo histórico, é altamente relevante para o fortalecimento do regime democrático e o desenvolvimento do País
Coluna — Na Minha Opinião
Todo partido político tem um Estatuto no qual são definidas as diretrizes dele. O Estatuto estabelece a ideologia da agremiação, indicando se ele é de Direita ou de Esquerda, se é voltado para alguma demanda social, ou se é direcionado para a defesa de alguma necessidade específica da população, como meio ambiente, trabalhadores, operários, etc.
A pessoa que manifesta o desejo de participar de um partido político deve, primeiramente, estudar o Estatuto do partido no qual deseja se filiar, para observar se há identidade entre o que ele acredita e o que o Partido Político defende. Mas, infelizmente, essa premissa não é seguida e os Políticos, principalmente depois que alcançam algum reconhecimento público, apenas fazem cálculos e projeções sobre o melhor caminho para alcançar o seu propósito pessoal. Propósito esse que pode ser a eleição para algum cargo político, uma vaga de trabalho, ou qualquer tipo de prestígio e posicionamento.
E, assim, seguiremos vendo políticos que se dizem defensores da economia liberal, filiados a uma ideologia socialista; políticos que se dizem conservadores, filiados a um partido de esquerda. Isso para citar apenas algumas das aberrações que se vê no Brasil, onde o Partido Político é apenas um caminho indispensável para se chegar a um destino, de modo que, se o político tiver dúvida sobre a possibilidade ou não de alcançar esse destino, ele pula do barco.
Dentro dessa observação, têm políticos capixabas despertando minha atenção. Alguns deles se apresentam como evangélicos, são de família tradicional, porém, construíram sua vida política vinculada a partidos socialistas, diga-se de passagem de viés socialista radical. Quando perguntado se Ele é de Esquerda ou de Direita, a resposta é que Ele não se identifica com nenhuma ideologia político-partidária, por isso não é nem de Direita e nem de Esquerda.
Ora bolas, então tal pessoa deveria estar num Partido ideologicamente de Centro. Pois assim não haveria choque entre o que Ele pensa e o que Ele faz.
Nos últimos dias uma entrevista de um político que será candidato este ano me chamou a atenção. Nas declarações esse político disse ser contra tudo o que o partido pensa, e que fará política de modo totalmente contrário aos valores sobre os quais o Partido Político está baseado.
O partido tem uma forte ligação com o meio evangélico estando, inclusive, ligado a membros de uma denominação cristã, mas esse político é contra a presença de evangélicos na política. Ele disse, ainda, que “não usará o nome de Deus em vão”. Nesse ponto eu me atrevo a dizer que Ele está equivocado, porque invocar o nome de Deus na política não é usar o nome de Deus em vão.
Digo isso porque cada um de nós somos o que pensamos, o que fazemos e vivemos com nossas crenças e valores. Se alguém se manifesta cristão e vive os princípios bíblicos na sua vida, quando vai para a política é normal e exigido que esses valores estejam presentes no seu discurso. Quem vive debaixo das Leis de Deus, tem Deus o tempo todo, tem Deus em tudo que faz, e se resolve entrar na política não será diferente.
Muitas pessoas fazem confusão sobre a forma democrática na qual está baseada a política e não entendem que se o Congresso é composto por representantes do povo, é normal que vários seguimentos estejam representados lá, inclusive os cristãos.
Num País onde 35% da população se declara evangélica e 50% se declara católica, como não aceitar que os pilares do cristianismo estarão presentes em todas as atividades sociais, inclusive na política?
Por isso, na hora de escolher nosso representante no Congresso Nacional, na Presidência da República e no Governo do nosso Estado, precisamos eleger aquele que defende as mesmas bandeiras de nós, precisamos descobrir onde está nosso maior valor e apoiar um político que defende esses mesmos valores.
Somos o que somos, com nossos princípios, nossos valores e nossa fé!