Turismo

Nordeste tem maioria entre destinos mais buscados para viagens no segundo semestre

Pesquisa do Kayak aponta Salvador, Recife, Maceió, Natal, Fortaleza e Porto Seguro na lista das 10 cidades brasileiras cuja procura registrou maior crescimento em relação a 2021

Um levantamento do Kayak indica seis localidades do Nordeste do País na lista dos 10 destinos nacionais que tiveram as maiores altas na procura por turistas para o segundo semestre deste ano. Segundo a pesquisa realizada pelo buscador de viagens, Salvador (BA) registra o índice mais elevado entre as cidades da região, de 343%, seguida de Recife (PE), com 294%.
Maceió (AL) alcançou um percentual de aumento de 274%, seguida de Natal (239%), Fortaleza (238%) e Porto Seguro, na Bahia (202%). O ranking é encabeçado por São Paulo (SP) e Rio de Janeiro, que somaram 418% e 377%, respectivamente. Completam ainda a relação Brasília (DF), que teve um avanço de 299%, e Porto Alegre (RS), cujo índice cresceu 243%.

O estudo, promovido a partir da base de dados do Kayak, considera buscas por voos de ida e volta saindo de todos os aeroportos do Brasil rumo a todos os terminais do território nacional. A pesquisa levou em conta o período de 01/04/2022 a 21/06/2022 para viagens marcadas de 01/06/2022 a 31/12/2022, traçando um comparativo com 2021.

CONECTIVIDADE
A busca por destinos nacionais é acompanhada pela disponibilidade de voos. Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a oferta de viagens domésticas somou em maio índice 6% maior que no mesmo mês de 2019, antes da pandemia. Já o número de passageiros transportados superou 6,4 milhões, o equivalente a 90% do verificado em maio de 2019.

PESQUISA
Uma em cada cinco viagens no País foram para o estado de São Paulo
Destino arrecadou R$ 1,8 bilhão com o turismo doméstico em 2021, segundo levantamento realizado pelo IBGE. O estado de São Paulo foi o mais procurado pelos turistas brasileiros em 2021. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Segundo o levantamento, uma em cada 5 viagens (20,6%) feitas no País tiveram como destino cidades paulistas. O estado também aparece no topo do ranking dos locais onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 1,8 bilhão arrecadado no período.
Principal porta de entrada de turistas nacionais e internacionais, o estado de São Paulo guarda grandes tesouros turísticos em suas cidades. A capital, São Paulo (SP), proporciona atividades turísticas para todos os gostos e idades, em todos os horários. Uma das paradas imperdíveis é a Avenida Paulista. A larga avenida passou de elegante bairro residencial ao principal centro financeiro do Brasil.

Ao longo de seus quase três quilômetros de extensão, é possível visitar o Parque Trianon, a Reserva Cultural, um dos principais cinemas de rua paulistanos, Masp, o Itaú Cultural ou o Centro Cultural da Fiesp, lugares que abrigam opções de exposições.
Outro destino no estado é a cidade de Boituva (SP). Situada a 117 km de São Paulo, o município é conhecido pelos balões que colorem o céu e encantam os turistas que visitam o destino. A aventura proporciona uma vista incrível das paisagens da região. A cidade também é conhecida como a capital do paraquedismo, com um centro para a prática do esporte. O turista que procura algo mais tranquilo, pode conhecer ainda o Museu do Tropeiro, Pousada Mirante e a Fazenda do Pinhal, onde são cultivados milho e cana-de-açúcar. Por fim, o Parque Egídio Labronici é o destino ideal para quem planeja fazer aquela caminhada ou aproveitar o verde da cidade.

(Foto: Maristela Colucci/Marco Ankosqui/Rogério Cassimiro/MTur)

A 70 km da capital, São Roque é o destino certo para os amantes de um bom vinho. Lá, o turista pode conferir 10km de vinícolas e adegas onde é possível fazer degustações, aproveitar a gastronomia e apreciar as belas paisagens. Para quem curte história, o destino abriga a Estação Ferroviária de São Roque. Desativada em 1999, o local recebe vários turistas anualmente em busca de ver de perto a arquitetura antiga e seus trilhos de ferro. Para se ter uma vista privilegiada da cidade, o Morro do Cruzeiro é a dica. A cidade também é sede de uma das igrejas mais belas de São Paulo, a Igreja Matriz de São Roque.
Para cidades de praia e sol, Ilhabela é uma boa pedida. Com praias paradisíacas, cachoeiras e montanhas, o destino está a apenas 208,7 km da capital. A ilha tem fácil acesso por balsa e é cercada por mar transparente e o intenso verde da mata atlântica. São mais de 30 praias para quem busca dias de descanso. Entre as praias destacadas aparecem a Praia do Curral, da Feiticeira e praia das pedras miúdas.

Um pedacinho da Holanda a 140 km de São Paulo. É assim que os turistas descrevem Holambra. A cidade é o maior centro de produção de flores e plantas da América Latina e encanta a todos com sua imensidão de cores e aromas. A arquitetura local tem influência de imigrantes holandeses e é um convite para um passeio a pé. A Rua Dória Vasconcelos e Boulevard Holandês e a Praça Vitória Régia são alguns dos principais pontos turísticos da cidade.
E como não falar de Campos do Jordão. Situada a 170 km, a cidade serrana possui gastronomia, arquitetura e clima romântico que a torna perfeita para casais. Se for, não deixe de passar pelo Morro do Elefante, que fica a 1.800 metros acima do nível do mar e rende uma das mais belas vistas da cidade. Uma dica é visitar o Parque Capivari e andar no teleférico da cidade, onde é possível desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. Se o seu forte é gastronomia, o destino oferece uma noite de fondue. Queijos, carnes e chocolates a sua escolha.

Haroldo Filho

Haroldo Filho

Jornalista – DRT: 0003818/ES Coordenador-geral da ONG Educar para Crescer

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish